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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pimenta, Gustavo Venancio | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T18:50:00Z | - |
dc.date.available | 2019-05-16T18:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-24 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, G. V. O desenvolvimento do campo conceitual da trigonometria em situações desencadeadoras de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais. 2019. 92 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34291 | - |
dc.description.abstract | In this research, it was propose to investigate the conceptual elaborations produced by students of a ninth grade class of a college in the city of Lavras – MG (Brazil). With this in mind, the field of Trigonometry concepts was introduce through Learning Situations (SDA) mediated by digital technologies in a logical-historical perspective. In this bias, the general objective was to analyze the development of theoretical thinking in the field of Trigonometry concepts from the processes of signification produced. In short, to develop the activity, it was investigated the possible conceptual links of Trigonometry, considering that the content is a field of concepts that, at a given moment in history, were developed by logical and social needs. Therefore, from the audiovisual media records and field diary, one episode was identified, four cores of signification produced throughout the scenes. Thus, since the SDA created an evident Zone of Imminent Development and the participants had an evolution from empirical thought to theoretical thought, always encompassing the concepts with the historical question that constituted them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da atividade | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Lógico-histórico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Activity theory | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Logical-historical | pt_BR |
dc.subject | Digital technology | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Theory of activity | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento do campo conceitual da trigonometria em situações desencadeadoras de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | The development of the conceptual field of trigonometry in learning promoted by situations mediated by digital technologies | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, José Antônio Araújo | - |
dc.contributor.referee1 | Melillo, Célio Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Ronei Ximenes | - |
dc.contributor.referee3 | Andrade, José Antônio Araújo | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, são investigadas as elaborações conceituais produzidas por estudantes de uma turma do nono ano de um colégio na cidade de Lavras – MG. Com esse intuito, introduziu-se o campo de conceitos da Trigonometria por meio de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) mediadas por tecnologias digitais em uma perspectiva lógico-histórica. Nesse viés, o objetivo geral foi analisar o desenvolvimento do pensamento teórico do campo de conceitos da Trigonometria a partir dos processos de significação produzidos. Para desenvolver a atividade, investigou-se os eventuais nexos conceituais da Trigonometria, tendo em vista que o conteúdo trata-se de um campo de conceitos que, em determinado momento da história, foram desenvolvidos por necessidades lógicas e sociais. Por conseguinte, a partir dos registros midiáticos audiovisuais e diário de campo, identificou-se, em um episódio, quatro núcleos de significação produzidos ao longo das cenas. As SDA criaram, portanto, uma evidente Zona de Desenvolvimento Iminente e os participantes tiveram uma evolução do pensamento empírico ao teórico, sempre abarcando os conceitos com a questão histórica dos mesmos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2675072985499362 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
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