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dc.creatorSilva Filho, Luiz Marcos-
dc.date.accessioned2019-05-17T10:57:53Z-
dc.date.available2019-05-17T10:57:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, L. M. A vontade como fundamento da política em Agostinho. Síntese: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 45, n. 142, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34298-
dc.description.abstractIn The city of God, book XIX, Augustine rejects the Ciceronian defini­tion of populus, founded on justice, nature and reason, redefining it according to a conception of will or love. Such an endeavor reveals different conceptions of justice and nature. The Augustinian foundation of politics is neither nature nor reason, for, contrary to Cicero, Augustine argues for a denaturalization of politics. Our purpose here is to investigate the features of Augustinian political voluntarism.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Jesuíta de Filosofia e Teologiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceSíntese: Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectMoralspt_BR
dc.subjectJusticept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleA vontade como fundamento da política em Agostinhopt_BR
dc.title.alternativeThe will while foundation of politics in Augustinept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo livro XIX d’A cidade de Deus, Agostinho refuta a definição cicero­niana de populus, fundamentada na justiça, na natureza e na razão, e reformula-a segundo uma concepção de vontade ou amor. Tal empreendimento revela con­cepções distintas de justiça e natureza dos dois autores. Assim, o fundamento da política agostiniana não é nem a natureza, nem a razão, pois, notadamente contra Cícero, Agostinho empreende uma desnaturalização da política. Nosso propósito será investigar os traços do voluntarismo político agostiniano.pt_BR
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