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dc.creatorMelo, José Sebastião Andrade de-
dc.date.accessioned2019-05-23T17:06:46Z-
dc.date.available2019-05-23T17:06:46Z-
dc.date.issued2019-05-23-
dc.date.submitted2019-03-07-
dc.identifier.citationMELO, J. S. A. de. Invertendo a cena: o cinema com vida na formação cultural docente. 2019. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34369-
dc.description.abstractThis work sought to reflect on the contributions, possibilities and limits of the use of cinema in the promotion of teacher cultural education in the perspective of the Critical Theory of Society. Would cinema be a facilitator in teacher training processes? What kind of influence could an experience with cinema play in the process of teacher cultural formation? I tried to answer these two questions by investigating how the genesis of the relation between cinema and education in our country was constituted historically, how cultural formation is present in the curricula of the degrees and what the possibilities of the use of cinema for the promotion of this formation. The methodology used methods of bibliographic research such as narrative review, documentary research and autobiographical narrative. The discussion about cultural formation had as theoretical contribution the concepts of formation (Bildung) and semiformation (Halbbildung) present in the essays that compose the works "Theory of Semiformation", "Education and Emancipation" by Theodor W. Adorno and "Dialectics of Enlightenment" of Theodor W. Adorno and Max Horkheimer. In the documentary analysis of the curricula of the undergraduate courses of the public universities in Minas Gerais, the absence of disciplines related to the themes of teacher aesthetic and cultural formation was verified. I attempted, through an autobiographical account, to make a historical rescue of the ten years of the Cinema Com Vida project, describing its actions, the works exhibited, its different phases, how my encounter with the films occurred in the moments that I participated in the project and which were the contributions of this participation to my personal and professional identity. Finally, it was possible to recognize the importance of aesthetic experiences and cinematographic language that may favor not only richer and more stimulating educational practices but also a more complete formation of the individual who teaches.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação pelo cinemapt_BR
dc.subjectFormação e semiformaçãopt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.subjectDialética do Esclarecimentopt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectEducation through cinemapt_BR
dc.subjectFormation and semiformationpt_BR
dc.subjectDialectic of the Enlightenmentpt_BR
dc.titleInvertendo a cena: o cinema com vida na formação cultural docentept_BR
dc.title.alternativeInverting the scene: the cinema with life in the teacher cultural formationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Márcio Norberto-
dc.contributor.referee1Teixeira, Inês Assunção de Castro-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee3Monteiro, Bruno Andrade Pinto-
dc.description.resumoEste trabalho buscou refletir sobre as contribuições, as possibilidades e os limites do uso do cinema na promoção da formação cultural docente na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. O cinema seria um facilitador nos processos de formação de professores/as? Qual o tipo de influência uma experiência com o cinema poderia exercer no processo de formação cultural docente? Procurei responder essas duas questões investigando como se constituiu historicamente a gênese da relação entre cinema e educação em nosso país, como a formação cultural se faz presente nos currículos das licenciaturas e quais as possibilidades do uso do cinema para a promoção desta formação. A metodologia utilizada lançou mão dos métodos da pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, pesquisa documental e relato autobiográfico. A discussão sobre formação cultural teve como aporte teórico os conceitos de formação (Bildung) e semiformação (Halbbildung) presentes nos ensaios que compõem as obras “Teoria da Semiformação”, “Educação e Emancipação” de Theodor W. Adorno e “Dialética do Esclarecimento” de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Na análise documental dos currículos dos cursos das licenciaturas das universidades públicas mineiras verificou-se a ausência de disciplinas que se relacionam com as temáticas da formação estética e cultural docente. Procurei, por meio de um relato autobiográfico, fazer um resgate histórico dos dez anos do Projeto Cinema Com Vida descrevendo suas ações, as obras exibidas, suas diferentes fases, como se deu meu encontro com os filmes nos momentos que participei do projeto e quais foram as contribuições desta participação para minha identidade pessoal e profissional. Por fim, foi possível reconhecer importância das experiências estéticas e da linguagem cinematográfica que podem favorecer não só práticas educativas mais ricas e estimulantes, mas também uma formação mais completa do próprio indivíduo que leciona.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3603068636294363pt_BR
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