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metadata.teses.dc.title: Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais
metadata.teses.dc.title.alternative: Diagnosis of the insertion of educational technologies in primary schools of the interior of Minas Gerais
metadata.teses.dc.creator: Silva, Gabriel Gonçalves Ribeiro
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8833327710472313
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Martins, Ronei Ximenes
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Arruda, Eucídio Pimenta
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Andrade, José Antônio Araújo
metadata.teses.dc.subject: Tecnologia educacional
Educação básica
Gestão escolar
Educação mediada por tecnologias
Pesquisa qualitativa
Educational technology
Basic education
Educational administration
Computer assisted learning
Qualitative research
metadata.teses.dc.date.issued: 30-May-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: SILVA, G. G. R. Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais. 2019. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: O uso crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um dos principais acontecimentos que caracterizam o século XXI, em um movimento que mergulha a sociedade nas águas da informação. As instituições escolares, como parte integrante da sociedade, estão inseridas neste movimento. Neste contexto, foi realizada uma análise do atual estágio de inserção de TDIC nas atividades educativas em escolas públicas e privadas do ensino fundamental em um município do interior de Minas Gerais, incluindo no recorte o papel da gestão escolar neste processo. Os dados em campo foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, utilizando protocolos de informação que foram elaborados previamente, sendo então realizadas com a secretária municipal de educação e gestoras das escolas estudadas. Além disso, foram analisados os projetos político-pedagógicos das escolas e o plano decenal de educação do município. O processo de análise incorporou elementos da Análise de Conteúdo, aliados ao uso do software TextSTAT para interpretação dos dados, possibilitando a realização de uma triangulação das informações obtidas, que foram então cruzadas com a literatura sobre o tema. Através da análise, foi possível perceber que as TDIC são utilizadas nas escolas estudadas ainda na perspectiva da educação convencional (bancária), apresentando deficiências em relação à formação dos profissionais para uso pedagógico das TDIC, corroborando estudos em outros contextos. Em relação à gestão escolar, foi constatado que a lógica administrativa e empresarial se encontra presente nas escolas, o que cria uma série de contradições entre o discurso sobre uma educação emancipadora e crítica, que é a perspectiva teórica apresentada nos documentos estudados, e a prática escolar, ainda focada primariamente no método tradicional, sem promoção de reflexões sobre TDIC no contexto social. Considerando a perspectiva encontrada, entende-se que o uso meramente instrumental de TDIC nas escolas não garante a transformação da realidade escolar e, portanto, não garante a realização de um processo de ensinoaprendizagem que leve em consideração os contextos e a autonomia dos estudantes.
metadata.teses.dc.description.abstract: The growing use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) is one of the main events that characterize the 21st century, in a movement that plunges society into the “information waters”. Schools, as integrant parts of our society, are embedded in this movement. In this context, an analysis of the current stage of insertion of TDIC in educational activities in public and private primary schools in a municipality on the interior of Minas Gerais, including the role of school management in this process. The data was obtained through semi structured interviews, using previously elaborated protocols, which were then presented to the municipal secretary of education and managers from the studied schools. In addition, the political-pedagogical projects and the decennial plan of education of the municipality were analyzed. The analysis process incorporated elements of Content Analysis, allied to the use of TextSTAT software to interpret the data, making a triangulation of the information obtained possible, which were then discussed through the literature on the subject. Through the analysis, it was possible to perceive that the TDIC are used in the studied schools on the perspective of conventional education, presenting deficiencies in relation to the professional formation for the pedagogical use of the TDIC, which corroborates studies in other contexts. Regarding school management, it was verified that the administrative and business logic is present in schools, which creates series of contradictions between the discourse about an emancipatory and critical education, which is the theoretical approach presented in the documents studied, and school practice, still focused primarily on the traditional method, without promoting reflection about TDIC in the social context. Considering the found perspective, it is understood that the use of TDIC as mere instruments in schools does not guarantee the transformation of school reality and, therefore, does not assure the realization of a teaching-learning process that considers students' contexts and autonomy.
metadata.teses.dc.description: Arquivo retido, a pedido do autor, até maio de 2020.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34468
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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