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Título: Reflexões sobre o ensino integrado: possibilidades com o ESP e formação cidadã
Título Alternativo: Reflections on integrated education: possibilities with the ESP and citizenship
Autor(es): Chiulli, Talitha Helen Silva
Orientador: Romero, Tania Regina de Souza
Membro da banca: Rocha, Cláudia Hilsdorf
Almeida, Patrícia Vasconcelos
Área de concentração: Linguística Aplicada
Assunto: Diário reflexivo de aula
Formação continuada
Citizenship
Reflective class diarie
Continuing education
ESP approach
Integration
Data de Defesa: 5-Jun-2014
Data de publicação: 2014
Referência: CHIULLI, T. H. S. Reflexões sobre o ensino integrado: possibilidades com o ESP e formação cidadã. 2014. 242 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação - Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é refletir criticamente sobre o meu processo de formação continuada como professora de inglês. Inserida na área de Linguística Aplicada e no projeto chamado Linguagem na Constituição do Educador, esta pesquisa enfoca o desafio de, atendendo a leis federais, promover a integração entre a área técnica e o ensino médio em um Instituto Federal de Educação, onde sou docente de língua inglesa. Para tanto, experimento a abordagem ESP (English for Specific Purposes, Inglês para Fins Específicos) e a formação cidadã como elementos para a constituição de um novo mapa de ensino que possa atender à necessidade de realizar esse ensino integrado. Esta investigação qualitativa é demarcada, portanto, pela construção de diários reflexivos de aula (REICHMANN, 2013), por meio dos quais executo a reflexão crítica sobre minhas ações didáticas realizadas nesta experimentação. Esses diários se tornam fonte de dados para discussão nesta pesquisa, servindo para a construção da compreensão acerca das ações realizadas por mim a favor da integração e da minha interpretação sobre as próprias práticas, levando em conta a construção de conhecimento autônomo por parte dos estudantes. Tais diários reflexivos de aula são escritos por mim, como professora-pesquisadora, com a formatação do processo reflexivo-crítico, a saber: (a) descrição, (b) informação, (c) confronto e (d) reconstrução (SMYTH, 1992), relatando essa minha experiência durante um semestre letivo no segundo ano do curso técnico integrado de agropecuária. Verifico o meu desenvolvimento docente a partir da discussão desses dados, com base na revisão de literatura sobre os grandes temas que fundamentam esta pesquisa: o ensino integrado, o inglês para fins específicos, a formação cidadã, a formação docente continuada, a reflexão-crítica e a mediação pedagógica de caráter sociointeracionista. Compreendendo a linguagem como construtora de significados, realizo também uma análise da transitividade dos dados, considerando a metafunção experiencial da gramática sistêmico funcional (HALLIDAY, 2013). Tal análise em que observo participantes e processos tem a função de complementar linguisticamente as interpretações feitas na discussão dos dados. Como resultado desta pesquisa, confirmo a contribuição do inglês para fins específicos e do trabalho com aspectos de formação cidadã para a promoção de uma integração, por mais que essa ainda se mostre como um conceito de ensino ainda em processo assimilação. Além disso, reconheço, por meio da minha interpretação das práticas, uma confusão em relação ao papel do professor e a abertura à participação do aluno, em que se entendeu nas reflexões do diário o controle sobre a aula como aspecto negativo. Saliento, ainda, a importância desse processo de reflexão crítica para a compreensão e reconstrução da minha identidade docente.
The purpose of this research is to critically reflect upon my continuing education process as an English teacher. Inserted in the Applied Linguistics area and in the project called Language in the Teacher Constitution, this research focuses on the challenge of promoting the integration between the technical area and high school in a Federal Institution of Education in Brazil, where I teach English as a second language. Therefore, considering this institutional demand, I try the ESP approach and the citizenship as elements to the constitution of a new teaching map that can meet the need of such an integrated education. Thus, this qualitative investigation is featured by the construction of reflective class diaries (REICHMANN, 2013), through which I critically reflect upon my teaching actions that are performed in this experiment. So, those diaries are the data source to discuss this research as they help to construct comprehension over my actions while attempting the integration, and also to interpret my own practices, considering the construction of autonomous knowledge by the students. Such reflective class diaries are written by me, as a teacher-researcher, and they are framed by the critical reflection ways of action, which are: description, information, confrontation and reconstruction (SMYTH, 1992). Through those diaries I tell my experience during one term over the sophomore year of an agricultural integrated technical course. I verify my teacher development through the discussion of this data, based on a literature review that contemplates the following themes: the Integrated teaching, English for Specific Purposes, citizenship, continuing teacher education, critical reflection and social interactional mediation. Understanding language as a meaning constructor, I also perform an analysis of the data transitivity, which is part of the experiencial metafunction from the Systemic Functional Grammar (HALLIDAY, 2013). This analysis in which I observe actors and processes has the aim of linguistically complementing the interpretations formulated in the data discussion. As a result of this research, I confirm the contribution of the ESP approach and aspects of citizenship to promote the integration, even considering that this concept of teaching is still surpassing a process of assimilation. Besides, I acknowledge, through my interpretation of actions, a confusion concerning teacher‟s role and the promotion of students participation, once the control over class was understood as a negative aspect through the reflection on the diaries. Furthermore, I stress the importance of the critical reflection process to the comprehension and reconstruction of my teacher identity.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3469
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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