Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Monise-
dc.date.accessioned2019-06-27T15:29:17Z-
dc.date.available2019-06-27T15:29:17Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2019-06-11-
dc.identifier.citationGARCIA, Monise. Pesquisa de mercado do consumo de cerveja artesanal no município de Mogi Guaçu/SP. 2019. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34973-
dc.description.abstractThis study aimed to study the profile and behavior of the artisanal beer consumers in the municipality of Mogi Guaçu / SP. For this, a questionnaire was drawn up for a general public, that is, without a selection criterion. The questionnair was applied through an online platform and also in person. The questionnaires contain questions such as frequency, main types of artisanal beers consumed, main places of purchase and consumption. A total of 67 questionnaires were applied where the main regional market tendencies could be found. An interview was also held with the owner of a local artisanal brewery, O Mestre Cervejeiro - Mogi Guaçu. According to the interview, it turned out that the establishment's public is mostly men, who prefer the IPA type beer. They have ages ranging between 18 and 45 and do not mind paying a higher price to get a quality and innovative products. Regarding the results of the questionnaires applied to the general public, it was observed that although men and women are consuming artisanal beer, the male public is the one that consumes the most, being the preferred type of beer the Pilsen and that they also do not care about paying a higher price. According to the research it can be understood tha brewing trends, like the artisanal beer has been introduced in the market and that consumers have been seeking innovative and quality products.-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectArtisanal beers-
dc.subjectMarket research-
dc.subjectMogi Guaçu-
dc.titlePesquisa de mercado do consumo de cerveja artesanal no município de Mogi Guaçu/SPpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, José Guilherme Lembi Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee1Alves, José Guilherme Lembi Ferreira-
dc.contributor.referee2Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee3Torres, Dina Luz Hernandez-
dc.description.resumoNeste trabalho, buscou-se estudar o perfil e o comportamento dos consumidores de cervejas artesanais no município de Mogi Guaçu/SP. Para isso, foi elaborado um questionário aplicado a um público geral, ou seja, sem critério de escolha. O questionário foi aplicado por meio de plataforma online e também pessoalmente. Os questionários contêm perguntas como frequência, principais tipos de cervejas artesanais consumidas, principais locais de compra e de consumo. Foram aplicados 67 questionários onde se puderam encontrar as principais tendências de mercado regional. Também foi realizada uma entrevista com o proprietário de um comércio local de cervejas artesanais, O Mestre Cervejeiro – Mogi Guaçu. De acordo com a entrevista, revelou-se que o público do estabelecimento é em sua maioria homens, que preferem a cerveja tipo IPA, tem faixa etária entre 18 e 45 e não se importam em pagar um preço mais elevado para obter um produto de qualidade e inovador. Em relação aos resultados dos questionários aplicados no público em geral, observou-se que apesar de homens e mulheres estarem consumindo cerveja artesanal, o publico masculino é o que mais consome, sendo o tipo preferido de cerveja o Pilsen e que estes também não se importam em pagar um valor mais elevado. Conforme a pesquisa pode-se analisar as tendências cervejeiras, ou seja, como a cerveja artesanal vem sendo introduzida no mercado e que os consumidores vêm buscando produtos inovadores e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência dos Alimentospt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pesquisa de mercado do consumo de cerveja artesanal no município de Mogi Guaçu/SP1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.