Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35138
metadata.teses.dc.title: A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017
metadata.teses.dc.title.alternative: The educational robotics in teaching-learning of mathematics in basic education: qualitative metassinthesis of brazilian research between 2007 and 2017
metadata.teses.dc.creator: Braz, Jussara Elizandra
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4136567633583000
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Martins, Ronei Ximenes
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Costa, Jorge Luís
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Vieira, Estela Aparecida Oliveira
metadata.teses.dc.subject: Tecnologia educacional
Educação matemática
Revisão sistemática
Metassíntese
Conhecimento computacional
Educational technology
Mathematical education
Systematic review
Metassynthesis
Computational knowledge
metadata.teses.dc.date.issued: 1-Jul-2019
metadata.teses.dc.identifier.citation: BRAZ, J. E. A robótica educacional no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica: metassíntese qualitativa de pesquisas brasileiras entre 2007 e 2017. 2019. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Sabemos que o uso das tecnologias digitais está cada vez mais acessível, que os alunos têm acesso a diversos recursos e que muitas vezes não os utilizam de maneira adequada. A escola como agente formador tenta acompanhar e inserir em seu contexto recursos tecnológicos com a intenção de envolver os alunos e aproveitar o que as tecnologias tem a oferecer. Um dos recursos que avança para a sala de aula é a Robótica Educacional, que tem PAPERT (1960) como seu precursor. Ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem, então, utilizando a linguagem LOGO, iniciou-se um trabalho com estratégias pedagógicas que encanta várias gerações. Nesse sentido a presente dissertação tem como objetivo buscar as possíveis contribuições da Robótica Educacional como ferramenta de ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da educação básica brasileira. Para tal se desenvolveu metassíntese qualitativa das pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2017. A busca para realizar o mapeamento ocorreu em dissertações e teses localizadas nas bases de dados da CAPES, BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e em Bibliotecas virtuais. Os resultados foram submetidos à metassíntese qualitativa e posteriormente triangulados com o aporte teórico. Percebemos que a RE é uma ferramenta potencializadora como suporte no ens ino de Matemática atendendo as competências elencadas pela BNCC. Para melhores resultados é imprescindível que a RE esteja incluída no Currículo da Educação e atenda a todas as séries de ensino, seu potencial se dá por meio de ação continuada e não em projetos isolados.
metadata.teses.dc.description.abstract: We know that the use of digital technologies is increasingly accessible, that students have access to various resources and that they often do not use them properly. The school as a training agent tries to accompany and insert in its context technological resources with the intention of involving the students and taking advantage of wh at the technologies have to offer. One of the resources that advances into the classroom is Educational Robotics which has PAPERT (1960) as its precursor. He saw the computer as an attraction for children and could be used as a resource to facilitate the learning process, so using the LOGO language began a work with pedagogic strategies that enchanted several generations. In this sense, the present dissertation aims to search the possible contributions of Educational Robotics as a teaching-learning tool of mathematics in the scope of Brazilian basic education. For this purpose, the qualitative meta-synthesis of the researches carried out in Brazil between 2007 and 2017 was developed. The search for mapping was carried out in dissertations and theses located in the databases of CAPES, BDTD (Digital Library of Theses and Dissertations) and in Virtual Libraries. The results were submitted to qualitative metassynthesis and later triangulated with the theoretical contribution. We realized that the RE is a potential tool as a support in the teaching of Mathematics, taking into account the competences listed by BNCC. For better results it is imperative that the RE is included in the Curriculum of Education and meets all the series of teaching, its potential is through continuous action and not in isolated projects.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/35138
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.