Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomero, Tania Regina de Souza-
dc.creatorVieira, Naiara de Paiva-
dc.date.accessioned2019-08-19T12:37:06Z-
dc.date.available2019-08-19T12:37:06Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationROMERO, T. R. de S.; VIEIRA, N. de P. Transformações identitárias e aprendizagens de língua adicional no intercâmbio acadêmico. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão, v. 22, n. 1, p. 33-52, jan./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54458pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36347-
dc.description.abstractThis article, linked to the research project Language in the Constitution of the Educator being developed at the Federal University of Lavras, discusses identity transformations and additional language learning as an effect of an exchange experience in Uruguay. The data, narratives in a written questionnaire and an oral interview, are analyzed from the theoretical perspective of identity (Hall, 2005; Bauman, 2005; Silva, 2000; Block, 2007); the relationship between culture and language (Tilio, 2007; Kramsch, 1998) and learning of additional languages (Lightbown and Spada, 1993) e (Lantolf e Thorne, 2006). The data analysis shows how this experience has changed the author's prospects for future professional activities, revealing new views of society, as well as identifying strategies that facilitate the learning of an additional language in a natural context.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceLinguagem: Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua adicionalpt_BR
dc.subjectIntercâmbio acadêmicopt_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectAdditional language learningpt_BR
dc.subjectAcademic exchangept_BR
dc.titleTransformações identitárias e aprendizagens de língua adicional no intercâmbio acadêmicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo, vinculado ao projeto de pesquisa Linguagem na Constituição do Educador, desenvolvido na UFLA, discute transformações identitárias e aprendizagem de língua adicional como efeito de uma experiência de intercâmbio no Uruguai. Os dados, provenientes de narrativas em questionário escrito e entrevista oral, são analisados a partir da perspectiva teórica de identidade (Hall, 2005; Bauman, 2005; Silva, 2000; Block, 2007), a relação cultura e linguagem (Tilio; 2007; Kramsch, 1998) e aprendizagem de línguas adicionais (Lightbown e Spada, 1993) e (Lantolf e Thorne, 2006). Destaca-se que essa experiência modificou perspectivas para futura atuação profissional, trazendo novos posicionamentos ante a sociedade, bem como identificando estratégias que facilitam a aprendizagem de língua adicional em contexto natural.pt_BR
Aparece nas coleções:DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.