Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36829
metadata.artigo.dc.title: Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distancia
metadata.artigo.dc.title.alternative: Relationship between the quality of the work of the multidisciplinary team and the theoretical expertise about distance education
metadata.artigo.dc.creator: Martins, Ronei Ximenes
Cruz, Sayonara Ribeiro Marcelino
Sahb, Warlley Ferreira
metadata.artigo.dc.subject: Gestão educacional
Avaliação diagnóstica
Educação a distância
Educational management
Formative evaluation
Multidisciplinary team
Distance education
Distance learning
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MARTINS, R. X.; CRUZ, S. R. M.; SAHB, W. F. Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distancia. Educação UNISINOS, São Leopoldo, v. 21, n. 2, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Considerando que a equipe multidisciplinar interfere na qualidade dos cursos a distância, o artigo apresenta o diagnóstico sobre esses profissionais quanto à compreensão conceitual da Educação a Distância (EaD), bem como sua relação com a rotina de trabalho. Participaram da pesquisa qualitativa 27 funcionários do centro de educação a distância de uma universidade pública. Foi aplicado um questionário com sete itens discursivos relacionados ao trabalho diário dos participantes. Depois, realizaram-se entrevista dialogada e um seminário, para debate dos resultados. Constatou-se que a minoria (37%) compreende plenamente e de forma crítica as especificidades conceituais da EaD, bem como suas relações com o trabalho cotidiano. Verificou-se que isso gerou efeitos negativos na qualidade dos cursos. A investigação demonstrou ser necessário incorporar a verificação do conhecimento conceitual aprofundado sobre educação a distância nos processos de admissão e nas estratégias de formação desses profissionais.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Since the multidisciplinary team influences on the quality of the distance education disciplines, this article presents a diagnosis on these professionals’ theoretical comprehension of Distance Education (DE) and its relationship with their daily job. Twenty-seven (27) employees from the Distance Education Centre of a Public University took part of this qualitative research. A questionnaire of seven (7) text free items related to the daily job of the participants was applied. After the questionnaire, it was conducted an interview, as well as a seminar, in order to discuss the results. Results showed that the minority of the participants (37%) fully andcritically comprehends the theoretical specificities of DE and its relationship with their daily job. It was verified that this had negative effects on the quality of the discipline. The research showed it is necessary to check the deep theoretical knowledge on DE on the hiring process and on the continuous academic education of these professionals.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/36829
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons