Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37055
metadata.eventos.dc.title: Pedagogia da imagem: o cinema como atividade formativa a partir da teoria crítica
metadata.eventos.dc.title.alternative: Pedagogy of image: the cinema as a formative activity from the perspective of the critical theory
metadata.eventos.dc.creator: Betlinski, Carlos
Mendonça, Hans Henrique da Silva
metadata.eventos.dc.subject: Educação integral
Atividade pedagógica
Oficina de cinema
metadata.eventos.dc.date.issued: 2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: BETLINSKI, C.; MENDONÇA, H. H. da S. Pedagogia da imagem: o cinema como atividade formativa a partir da teoria crítica. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.
metadata.eventos.dc.description.resumo: Este artigo apresenta o primeiro esboço teórico da pesquisa que tem como problema de investigação a possibilidade do uso do cinema como atividade formativa na perspectiva da Teoria Crítica, de modo especial a partir do teórico-crítico Walter Benjamin. Procura-se compreender como o cinema, através dos filmes, pode ser utilizado como ferramenta pedagógica e o modo como deve ser trabalhado em vista de uma pedagogia da imagem. O cinema é um dos principais modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea e é um instrumento amplamente usado em sala de aula e em situações de ensino e aprendizagem. Influente, persuasivo e parte importante da indústria cultural, o cinema torna-se, assim, um fenômeno ambivalente, podendo ser indutor da massificação e alienação das pessoas, bem como meio de formação cultural e instrumento de reflexão. Sendo, desta maneira, imprescindível sua problematização em vista do correto uso desta arte. A pesquisa será descritiva e exploratória a partir das obras de Walter Benjamin e de obras de comentadores a respeito do tema. Bem como serão utilizados, para reflexão acerca da pedagogia da imagem cinematográfica, teóricos como Flusser e Godard. Iluminados pelo aporte teórico da reflexão benjaminiana, pretende-se a concepção de uma oficina de cinema.
metadata.eventos.dc.description.uri: http://www.eventos.ufla.br/siped2018/anais/ii-siped/
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.