Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37085
metadata.eventos.dc.title: Potencial da torta da amêndoa de macaúba como substituta parcial da farinha de trigo em bolos tipo cupcake
metadata.eventos.dc.creator: Andrade, Nayabi Cristine Garroni
Nunes, Cleiton Antônio
Bastos, Sabrina Carvalho
Andrade, Rafaela da Silva
Tavares, Talita de Sousa
Magalhães, Kassiana Teixeira
metadata.eventos.dc.subject: Torta de macaúba
metadata.eventos.dc.date.issued: 2018
metadata.eventos.dc.identifier.citation: ANDRADE, N. C. G. et al. Potencial da torta da amêndoa de macaúba como substituta parcial da farinha de trigo em bolos tipo cupcake. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2018. Não paginado.
metadata.eventos.dc.description.resumo: A macaúba, pertencente à família Arecaceae e espécie Acrocomia aculeata, é encontrada em todo território brasileiro. Seu fruto encontra inúmeras aplicações, tais como na fabricação de ração animal, carvão, sabão, cosméticos e outros. A amêndoa oferece um óleo claro e de boa qualidade, podendo ser usado na produção de biocombustíveis ou na alimentação humana. A partir da extração do óleo da amêndoa, obtém-se a torta, subproduto com alto valor nutritivo, composta por proteínas, fibras, cálcio, ferro e vitaminas, utilizada basicamente na produção de ração animal. Porém, por se tratar de um produto rico em fibras, pode ser incorporado a alimentação humana, garantindo diversos benefícios a partir da ação de tal nutriente, além de agregar valor ao subproduto. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um produto de panificação utilizando farinha preparada a partir da torta obtida da extração do óleo de amêndoas de macaúba, bem como caracterizar a torta de macaúba e o produto de panificação obtido. Os frutos foram coletados maduros. Estes foram prensados em prensa hidráulica, para retirada das amêndoas, que secas em temperatura ambiente, foram submetidos a extração do óleo com o uso de uma prensa do tipo expeller. A caracterização da torta foi feita por determinação da composição centesimal, contemplando os teores de umidade, proteínas, lipídeos, minerais e carboidratos. A farinha de macaúba foi obtida a partir da trituração da torta em liquidificador, com posterior peneiramento. Substituiu-se então a farinha de trigo em bolos tipo cupcake em concentrações de 20, 40 e 60%. Os demais ingredientes utilizados foram ovo, açúcar, margarina, banana, fermento e bicabornato. O produto obtido foi caracterizado tecnologicamente, com base em volume, cor, peso e textura. Resultados médios obtidos na caracterização da torta de macaúba foram: proteínas 23,4%; lipídeos 14,3%; umidade 4,43%; cinzas 5,3%; fibras 21,1%; carboidratos 31,47%. Como resultados das análises dos bolos, o volume não apresentou grandes variações entre as diferentes formulações. Houve aumento no peso e firmeza dos bolos com o teor de farinha de torta de macaúba. Não forma verificadas variações substanciais na cor com os diferentes níveis de substituição. Concluiu-se que a torta de macaúba possui alto valor nutritivo, principalmente pela quantidade de fibras e proteínas, e que tem potencial para substituir a farinha de trigo em bolos tipo cupcake sem descaracterizar o produto.
metadata.eventos.dc.description.uri: http://prp.ufla.br/ciuflasig/generateResumoPDF.php?id=11623
metadata.eventos.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCA - Trabalhos apresentados em eventos
DNU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.