Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Jordana Cristina Silva-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2019-10-30T17:35:13Z-
dc.date.available2019-10-30T17:35:13Z-
dc.date.issued2010-08-
dc.identifier.citationGONÇALVES, J. C. S.; FERREIRA, H. M. Deficiência visual: desafios de uma alfabetização em Braille. Perquirere, Patos de Minas, v. 1, n. 7, p. 89-101, ago. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/view/93/Revista%20Perquirere%20n.%207%2C%20vol.%201%2C%20ago.%202010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37414-
dc.description.abstractThis report is the result of a bibliographic review about literacy methods. It takes into account the fact that literacy involves a very complex set of factors which requires the teacher to have a lot of skill to deal with the challenge. The report aims to discuss the methods and concepts of literacy as well as the use of Braille for literacy of the visually impaired. It also includes the similarities, differences and a range of opinions on the process with a reflection on the need for strong professional training. This, however, is difficult in reality with contradictions and mistrust towards the competence of the visually impaired and the results obtained. As a consequence this issue has a fundamental importance for a literacy teacher so that their teaching can be the most effective as possible.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePerquirerept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSistema Braillept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectBraille systempt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleDeficiência visual: desafios de uma alfabetização em Braillept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica acerca dos métodos de alfabetização, levando em conta que a alfabetização envolve um conjunto muito complexo de fatores e exige do professor muita habilidade e competência para lidar com este desafio. Pretende-se discorrer sobre os métodos de alfabetização, o conceito de alfabetização, o uso do Sistema Braille para a alfabetização dos deficientes visuais, as semelhanças, as dissidências e as dificuldades desse processo, e ainda, uma reflexão sobre a necessidade de uma sólida formação do profissional de educação, que atualmente vive tempos contraditórios, enfrentando desconfianças em relação à sua competência e sendo, ao mesmo tempo, cobrado quanto aos resultados obtidos. Ressalta-se que, essa temática é de fundamental importância para o professor alfabetizador, a fim de que possa intervir no processo de aprendizagem de seus alunos de maneira mais eficaz.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.