Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Jordana Cristina Silva-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2019-10-30T17:46:30Z-
dc.date.available2019-10-30T17:46:30Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationGONÇALVES, J. C. S.; FERREIRA, H. M. Uma análise das semelhanças e das dissidências do processo de aquisição de linguagem escrita alfabética em Braille. Perquirere, Patos de Minas, v. 2, n. 7, p. 41-57, dez. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/view/94/Revista%20Perquirere%20n.%207%2C%20vol.%202%2C%20dez.%202010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37415-
dc.description.abstractThis report is the result of a bibliographic review about literacy methods. It takes into account the fact that literacy involves a very complex set of factors which requires the teacher to have a lot of skill to deal with the challenge. The report aims to discuss the methods and concepts of literacy as well as the use of Braille for literacy of the visually impaired. It also includes the similarities differences and a range of opinions on the process with a reflection on the need for strong professional training. This, however, is difficult in reality with contradictions and mistrust towards the competence of the visually impaired and the results obtained. As a consequence, this issue has a fundamental importance for a literacy teacher so that their teaching can be the most effective as possible.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePerquirerept_BR
dc.subjectEscrita alfabéticapt_BR
dc.subjectEscrita Braillept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAlphabetical writtenpt_BR
dc.subjectBraille writtenpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducation-learningpt_BR
dc.titleUma análise das semelhanças e das dissidências do processo de aquisição de linguagem escrita alfabética em Braillept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por propósito desenvolver uma análise comparativa entre os processos de aquisição de linguagem escrita alfabética e em Braille, visando a identificar seus aspectos comuns e dissidentes. O trabalho apresenta um levantamento das especificidades dessas duas modalidades de alfabetização contemplando as dificuldades e os desafios enfrentados pelos alfabetizandos. Nessa perspectiva, merece destaque a questão do letramento que se operacionaliza de modo diferenciado para cegos e não-cegos. Soma-se a isso, a metodologia utilizada na prática pedagógica, bem como os recursos didáticos, que necessitam de uma adequação mais direcionada em conformidade com a demanda atendida. A partir de um levantamento bibliográfico e de um questionário aplicado a profissionais que atuam na alfabetização de cegos, espera-se promover a divulgação da alfabetização em Braille, seja em termos didático-metodológicos, seja em termos da pesquisa acadêmica. Tal questão nem sempre é posta em discussão, embora esteja presente nas instituições escolares e contemplada por políticas públicas que defendem a inclusão escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.