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metadata.artigo.dc.title: Análise da mediação alfabetizadora nas práticas de leitura no contexto escolar
metadata.artigo.dc.creator: Santos, Valquiria Rodrigues S.
Ferreira, Helena Maria
metadata.artigo.dc.subject: Alfabetização
Práticas de leitura
Gêneros textuais
Alphabetizing
Reading practices
textual genres
metadata.artigo.dc.publisher: Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
metadata.artigo.dc.date.issued: Dec-2011
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SANTOS, V. R. S.; FERREIRA, H. M. Análise da mediação alfabetizadora nas práticas de leitura no contexto escolar. Perquirere, Patos de Minas, v. 2, n. 8, p. 199-213, dez. 2011.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Esta pesquisa pretende analisar a mediação do professor alfabetizador nas práticas de leitura, a partir da concepção de leitura como interação entre leitor/autor/texto. Para subsidiar a investigação, foi desenvolvida uma pesquisa teórica sobre os gêneros textuais e a concepção de leitura interacionista, e uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, para analisar se as práticas de leitura contemplavam uma variedade de gêneros textuais e se nelas eram utilizadas estratégias de leitura para a formação de um leitor consciente e maduro. Verificou-se que, apesar de o professor alfabetizador ter consciência de que o trabalho com uma variedade de textos é importante para o aluno aproximar-se das práticas sociais da escrita, ele ainda não conseguiu promovê-la explorando textos em seus referidos suportes, e também ainda não conseguiu desvincular-se da exploração do texto como pretexto para o trabalho da gramática e da ortografia. Quanto às práticas de leitura, percebe-se que estas se centram na localização de informações explícitas, com progressivo desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This paper intends to analyze the mediation of the teacher-alphabetizer in the practices of reading, considering the conception of reading as an interaction between leader/writer/text. So as to subsidize the investigation, we developed a theoretical research about the textual genres and the conception of interactionist reading, as well as a field research, of qualitative approach, so as to analyze if the reading practices contemplated a variety of textual genres and if in them were used reading strategies for the formation of a conscious and mature reader. We verified that, although the teacher-alphabetizer is aware that the work with a variety of texts is important for the student to get closer to the social practices of writing, he could not yet promote it by exploring texts in their supports, and he could not yet become disentailed with the idea of a text as a pretext for a work with grammar and orthography. In relation to the reading practices, we perceived that these are centered in the location of explicit information, with progressive development of more sophisticated strategies.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/view/97/Revista%20Perquirere%20n.%208%2C%20vol.%202%2C%20dez.%202011
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37419
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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