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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2019-10-31T13:01:42Z-
dc.date.available2019-10-31T13:01:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M. Reflexões sobre a aula de Língua Portuguesa na educação básica. Educere et Educare. Cascavel, v. 9, n. 18, p. 691-705, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9512pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37438-
dc.description.abstractThis article consists in a search, whose the theme is the classroom. Initially, we sought to characterize the class of a general point of view, a perspective of educational theorists. Subsequently, we sought to characterize the Portuguese language class in an attempt to articulate educational theorists and linguists. From the study, it was found that the class requires a special attention as it is effectively in that particular school context, which is implemented the construction of teaching knowledge, / professionals (knowledge, skills, abilities, skills and intellectual habits skills ) and human ( emotional, ethical aesthetic). We sought to characterize, in a very detailed way, the constituent aspects of the educational process that interfere with classroom management ( objectives, content system, learning activities, learning strategies, organization of educational environment - resources, time and space, survey , student-teacher ratio ), which highlighted the complexity of the process of managing the classroom. It was found that, in language teaching, language is both instrument and object, since the class should include a paper on the language in order to provide students the opportunity to broaden their knowledge of the language and know how to use it appropriately in different situations of everyday life. It was observed that the lesson of this discipline is constituted as an enunciative event, in which issues of social, historical, institutional, personal influence in ways to propose and participate in school activities, the institutional, personal in class shows how the relate to different subjects language. In class, the teacher seeks partners and this movement is emerging that allow interactions to understand the forms of meaning content and language itself. It was found that the link between education and linguistics can provide important signals for the Portuguese language classes are dimensioned in a theoretically grounded pedagogical perspectivept_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEducere et Educarept_BR
dc.subjectEnsino de idiomaspt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectLanguage teachingpt_BR
dc.titleReflexões sobre a aula de Língua Portuguesa na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeReflections on a class of Portuguese in basic educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo, constituído de uma pesquisa bibliográfica, se ocupa da temática gestão da sala de aula. Inicialmente, buscou-se caracterizar a aula de um ponto de vista geral, numa perspectiva dos teóricos da educação. Posteriormente, buscou-se caracterizar a aula de língua portuguesa, numa tentativa de articulação entre teóricos da educação e linguistas. A partir do estudo realizado, constatou-se que a aula demanda uma atenção especial, pois é, efetivamente, nesse contexto escolar específico, que é concretizada a construção dos conhecimentos didáticos, das capacidades intelectuais/profissionais (saberes, habilidades, capacidades, hábitos e competências) e humanas (afetivas, éticas estéticas). Buscou-se caracterizar, de maneira bastante detalhada, os aspectos constituintes do processo educativo que interferem na gestão da aula (objetivos, sistema de conteúdo, atividades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, organização do ambiente educativo - recursos, tempo e espaço-, avaliação, relação professor-aluno), o que evidenciou a complexidade do processo de gestão da aula. Foi possível constatar que, no ensino de línguas, a linguagem é simultaneamente instrumento e objeto, uma vez que a aula deve incluir um trabalho sobre a linguagem, de modo a proporcionar aos alunos a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre a língua e saber utilizá-la de forma adequada nas diferentes situações da vida quotidiana. Observou-se que a aula dessa disciplina se constitui como um evento enunciativo, em que questões de ordem social, histórica, institucional, pessoais influenciam nas formas de propor e de participar das atividades das aulas, ou seja, a aula evidencia o modo como os diferentes sujeitos se relacionam com a linguagem. Na aula, o professor busca parceiros e, nesse movimento, faz emergir interações que permitem entender as formas de significar conteúdos e a própria linguagem. Constatou-se que a articulação entre Educação e Linguística pode oferecer importantes sinalizações para que as aulas de língua portuguesa sejam dimensionadas em uma perspectiva pedagógica fundamentada teoricamente.pt_BR
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