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dc.creatorLescura, Carolina-
dc.creatorBorges, Alex Fernando-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.date.accessioned2019-10-31T17:13:31Z-
dc.date.available2019-10-31T17:13:31Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLESCURA, C.; BORGES, A. F.; BRITO, M. J. de. Relações de parentesco em empresas familiares: uma abordagem sócio-antropológica. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 10, n. 3, p. 595-622, set./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21656pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37458-
dc.description.abstractFamily business enterprises have been subject of growing research interest. Different research themes have emerged to understand and to characterize the issues related to this sort of organization. Despite the recognition of its scientific importance, there are topics understudied by researchers from the field Business Administration. Thus, it is important to search of new insights from family business study, applying a multidisciplinary perspective. The purpose of this paper is to discuss socio-anthropological approaches to understand the dynamics of family businesses. To achieve this purpose, we articulated issues related to kinship relations in family firms. We conclude that research on family business cannot be restricted to the study of their managerial and strategic aspects. In other words, research on family business should also understand issues associated with the family and the interaction between family and business, aggregating sociological and anthropological perspectives in this effort. To investigate this dynamic means to comprehend the intrinsic elements which affect the nature of family businesses.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Eletrônica de Gestão Organizacionalpt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectRelações de parentescopt_BR
dc.subjectFamily businesspt_BR
dc.subjectKinship relationspt_BR
dc.titleRelações de parentesco em empresas familiares: uma abordagem sócio-antropológicapt_BR
dc.title.alternativeKinship relations in family business: a socio-anthropological approachpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs empresas familiares têm sido objeto de interesse científico crescente. Nota-se o surgimento de diferentes temas de pesquisa, que se encontram voltados para a compreensão e caracterização das problemáticas vivenciadas por esse tipo de organização. Apesar de ter reconhecida sua importância científica, existem tópicos pouco estudados pelos pesquisadores do campo. Desse modo, torna-se interessante buscar elementos que são incipientes na pesquisa sobre empresas familiares, em uma perspectiva multidisciplinar. Buscando contribuir nesse sentido, o objetivo do presente artigo consiste em problematizar a possibilidade de inserção de abordagens sócio-antropológicas para a compreensão da dinâmica das empresas familiares. Para tanto, foram articuladas questões associadas às relações de parentesco em empresas familiares. Conclui-se que as pesquisas sobre empresas familiares não podem se ater apenas ao estudo de seus aspectos estratégicos e gerenciais. Em outras palavras, a pesquisa sobre empresas familiares deve também compreender problemáticas associadas à família e à interação entre família e empresa, agregando perspectivas sócio-antropológicas nesse esforço. Investigar essa dinâmica implica em compreender, com maior profundidade e densidade, os elementos intrínsecos que influenciam a natureza das empresas familiares.pt_BR
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