Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.date.accessioned2019-12-12T10:45:19Z-
dc.date.available2019-12-12T10:45:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVIEIRA, M. S. de P. Linguagens que se entrelaçam no gênero infográfico. Linha Mestra, Campinas, n. 21, p. 1270-1274, ago./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38122-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação de Leitura do Brasil (ALB)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Linha Mestrapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInfográficopt_BR
dc.subjectMultissemiosept_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleLinguagens que se entrelaçam no gênero infográficopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa vinculada ao Projeto A Leitura dos Gêneros Textuais Emergentes das Tecnologias Digitais. Com o advento das tecnologias da Informação e Comunicação, os textos que circulam socialmente são organizados a partir do entrelaçamento de várias linguagens. O infográfico exemplifica essa multissemiose. Ao aliar recursos visuais como desenhos, fotografias, tabelas, links a textos verbais curtos, esse gênero permite modos diferenciados de leitura. A pesquisa analisa como o livro didático de Língua Portuguesa se apropria do infográfico e investiga quais capacidades de leitura são exploradas, a fim de desenvolver a competência leitora dos alunos, voltada para os multiletramentos. A investigação conjuga princípios de uma abordagem quantitativa a uma abordagem qualitativa e a construção do quadro teórico baseia-se em autores como Soares, Dionísio e Rojo. A importância da investigação justifica-se pela necessidade de se mapear em que medida o livro didático contribui para o desenvolvimento da competência leitora, em um contexto em que as múltiplas linguagem se interpenetram.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.