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metadata.artigo.dc.title: A produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contraponto
metadata.artigo.dc.creator: Silva, Danielle Cristine
Vieira, Mauricéia Silva de Paula
metadata.artigo.dc.subject: Produção de textos
Gêneros textuais
ENEM
Ensino de língua portuguesa
Production of texts
Textual genres
Teaching of Portuguese language
metadata.artigo.dc.publisher: Associação de Leitura do Brasil (ALB)
metadata.artigo.dc.date.issued: Jun-2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: SILVA, D. C.; VIEIRA, M. S. de P. A produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contraponto. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, n. 58, p. 2468-2477, jun. 2012. Suplemento especial
metadata.artigo.dc.description.resumo: O presente artigo teve por escopo analisar como se configuram as propostas de produções textuais presentes no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos de 1998, quando foi aplicada a primeira avaliação, até a última avaliação aplicada que se realizou em 2011. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e posteriormente a análise das propostas de produções textuais presentes nessas avaliações. Partiu-se da discussão a cerca da produção textual presente em Antunes (2009) e posteriormente as concepções de gêneros e tipos textuais a partir de Marcuschi (2002), Oliveira (2010), e Bakhtin (1997). As análises evidenciaram que a produção de textos na prova do ENEM estão ancoradas em uma perspectiva tradicional que parece não considerar as contribuições da linguística, sobretudo, no que tange aos estudos sobre os gêneros textuais e sua contribuição para o ensino.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This article had by purpose to examine how to configure the proposals of textual productions present in ENEM (National Exam of Secondary Education) between the years of 1998, when it was applied the first evaluation, until the last evaluation applied in 2011. For this, it was conducted a survey of bibliographical and later analysis of proposed textual productions present in those evaluations. It was started from the discussion about the production of texts present in Antunes (2009) and later the concepts of genres and textual types from Marcuschi (2002), Oliveira (2010) and Bakhtin (1997). The analyzes showed that the production of texts in the test of ENEM are anchored in a traditional perspective that seems not to consider the contributions of linguistics, especially in regard to studies about textual genres and their contribution to teaching.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais18/pdf/ltp_58_suplemento_18cole_2405_2805.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38125
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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