Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle Cristine-
dc.creatorVieira, Mauricéia Silva de Paula-
dc.date.accessioned2019-12-12T11:33:50Z-
dc.date.available2019-12-12T11:33:50Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationSILVA, D. C.; VIEIRA, M. S. de P. A proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médio. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 98-108, jan. 2014. Edição especial.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2009/11/ANAIS-DO-II-COL%C3%93QUIO-DE-LETRAMENTO-LINGUAGEM-E-ENSINO.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38128-
dc.description.abstractThis article aims to socialize the results of a qualitative study aimed to analyze the perception that high school students of a public school have about reading and what reading skills mastered. The analysis was based on a diagnosis of individualized reading, attended by thirtytwo students from public schools. Proposed activities contemplated the news genre and questions that sought to verify the reading skills. In constructing the theoretical framework used were the contributions of Bakhtin (1992), Marcuschi (2010), Solé (1998), Koch (2002) and Dionysus (2002). The results indicate that students master the skills to build a global representation of the text and to locate information explicit. Indicate the urgency of a job covering the other skills listed. It was observed also that the conception of reading that underlies the perception of students is that all the senses are ready in the text.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Práticas de Linguagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGênero notíciapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectGender newspt_BR
dc.titleA proficiência leitora: investigando o domínio de habilidades de leitura no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe reading proficiency: investigating the domain of reading skills in middle schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute o tema leitura e analisa qual a percepção que os alunos do ensino médio de uma escola pública possuem sobre a leitura e quais habilidades de leitura dominam. A análise baseou-se em um diagnóstico de leitura individualizada, do qual participaram trinta e dois estudantes da rede pública de ensino. As atividades propostas contemplaram o gênero notícia e questões que buscavam verificar algumas habilidades de leitura. Na construção do quadro teórico foram utilizadas as contribuições de Bakhtin (1992), Marcuschi (2010), Solé (1998), Koch (2002) e Dionísio (2002). Os resultados indicam a premência de um trabalho que contemple a leitura como atividade interativa. Apontam, ainda, que a concepção de leitura que subjaz à percepção dos estudantes é a de que todos os sentidos se encontram prontos no texto.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.