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Título : Trajetórias e estratégias de mulheres: um estudo conquistense
Título(s) alternativo(s): Business women, strategies and progress: a study in Vitória da Conquista
Trayectorias y estrategias de mujeres: un estudio conquistense
Autor: Gomes, Almiralva Ferraz
Santana, Weslei Gusmão Piau
Antonialli, Luiz Marcelo
Correia, Elizabeth Lílian Flores
Palavras-chave: Mulheres empreendedoras
Comportamento estratégico
Empreendedorismo
Women entrepreneurs
Strategic behavior
Entrepreneurship
Publicador: Universidade de São Paulo
Data da publicação: 2009
Referência: GOMES, A. F. et al. Trajetórias e estratégias de mulheres: um estudo conquistense. Revista de Gestão, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 69-87, jan./mar. 2009.
Resumo : Diante de um contexto que exige posturas proativas dos gestores, esta pesquisa intentou conhecer as estratégias adotadas por mulheres empreendedoras na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. Ao longo do estudo buscou-se conhecer o seu comportamento estratégico, pois se entende que a sobrevivência dos empreendimentos, principalmente dos pequenos negócios, está relacionada à visão estratégica de seus empreendedores. A escolha de uma amostra feminina deve-se, essencialmente, ao fato de que a inserção da mulher no sistema produtivo constitui um fator privilegiado de análise das transformações que vêm ocorrendo com o feminino na modernidade. Além disso, o tema empreendedorismo feminino emerge como um assunto muito pouco estudado e carente de pesquisas não só teóricas como também empíricas. A análise dos dados coletados permitiu verificar que o comportamento estratégico predominante entre as empreendedoras, de acordo com a tipologia de Miles e Snow (1978), é o prospector.
Abstract: In a context that demands proactive attitudes of managers, this survey sought to describe strategies adopted by women entrepreneurs in Vitória da Conquista, a city in Southwest Bahia, Brazil. Their strategic behavior was investigated with an understanding that survival, especially for the small businesses, is related to the strategic vision of the entrepreneurs. Women were chosen, essentially, because of their growing participation in the productive system which is a modern trend where their entrepreneurship has attracted little study and research, theoretically and empirically. Analysis of data collected disclosed that their predominant strategic behavior was that of the prospector, as classified by Miles and Snow (1978).
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38132
Idioma: pt_BR
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