Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38174
Título: Determinação do teor total de elementos-traço em solos sob eucalipto na depressão central, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Solos - Elementos-traço
Solos - Metais pesados
Soils - Trace elements
Soils - Heavy metals
Data do documento: Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Citação: ABREU, L. B. de; ARAÚJO, E. F.; CURI, N.; MARQUES, J. J. Determinação do teor total de elementos-traço em solos sob eucalipto na depressão central, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v.18, n.1-4, p. 33-43, jan./mar. 2012.
Resumo: Elementos-traço estão presentes naturalmente em solos e o aumento em sua concentração pode ocorrer tanto em razão de processos naturais quanto por atividades antropogênicas. O objetivo deste estudo foi determinar os teores de elementos-traço em solos do Rio Grande do Sul em áreas sob plantio de eucalipto (Eucalyptus spp.). Foram amostrados solos na Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul em hortos florestais situados em propriedades particulares, nos Municípios de Guaíba, Butiá, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Tapes para a determinação de As, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb, Zn, Cd e Hg. Estes hortos estão plantados com E. saligna, E. grandis e E. globulus e híbridos dos mesmos. Todos os solos analisados apresentaram teores de elementos-traço muito baixos, ou em função do material de origem ou em função de perdas causadas pela plantação. Foram determinados valores de elementos-traço para solos da região da Depressão Central no Rio Grande do Sul, sob plantio de eucalipto, que poderão ser utilizados para futuros estudos comparativos.
URI: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/view/2485
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38174
Aparece nas coleções:DCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.