Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38174
metadata.artigo.dc.title: Determinação do teor total de elementos-traço em solos sob eucalipto na depressão central, Rio Grande do Sul
metadata.artigo.dc.creator: Abreu, Lívia Botelho de
Araújo, Elias Frank
Curi, Nilton
Marques, João José
metadata.artigo.dc.subject: Solos - Elementos-traço
Solos - Metais pesados
Soils - Trace elements
Soils - Heavy metals
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.artigo.dc.date.issued: Jan-2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ABREU, L. B. de; ARAÚJO, E. F.; CURI, N.; MARQUES, J. J. Determinação do teor total de elementos-traço em solos sob eucalipto na depressão central, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v.18, n.1-4, p. 33-43, jan./mar. 2012.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Elementos-traço estão presentes naturalmente em solos e o aumento em sua concentração pode ocorrer tanto em razão de processos naturais quanto por atividades antropogênicas. O objetivo deste estudo foi determinar os teores de elementos-traço em solos do Rio Grande do Sul em áreas sob plantio de eucalipto (Eucalyptus spp.). Foram amostrados solos na Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul em hortos florestais situados em propriedades particulares, nos Municípios de Guaíba, Butiá, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Tapes para a determinação de As, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb, Zn, Cd e Hg. Estes hortos estão plantados com E. saligna, E. grandis e E. globulus e híbridos dos mesmos. Todos os solos analisados apresentaram teores de elementos-traço muito baixos, ou em função do material de origem ou em função de perdas causadas pela plantação. Foram determinados valores de elementos-traço para solos da região da Depressão Central no Rio Grande do Sul, sob plantio de eucalipto, que poderão ser utilizados para futuros estudos comparativos.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Elementos-traço estão presentes naturalmente em solos e o aumento em sua concentração pode ocorrer tanto em razão de processos naturais quanto por atividades antropogênicas. O objetivo deste estudo foi determinar os teores de elementos-traço em solos do Rio Grande do Sul em áreas sob plantio de eucalipto (Eucalyptus spp.). Foram amostrados solos na Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul em hortos florestais situados em propriedades particulares, nos Municípios de Guaíba, Butiá, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Tapes para a determinação de As, Cr, Cu, Mn, Ni, Pb, Zn, Cd e Hg. Estes hortos estão plantados com E. saligna, E. grandis e E. globulus e híbridos dos mesmos. Todos os solos analisados apresentaram teores de elementos-traço muito baixos, ou em função do material de origem ou em função de perdas causadas pela plantação. Foram determinados valores de elementos-traço para solos da região da Depressão Central no Rio Grande do Sul, sob plantio de eucalipto, que poderão ser utilizados para futuros estudos comparativos.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/view/2485
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38174
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.