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dc.creatorSantos, Marcelo Henrique dos-
dc.date.accessioned2019-12-18T16:27:29Z-
dc.date.available2019-12-18T16:27:29Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, M. H. dos. A formação cultural sob “velhos” olhares das artes, da educação física e da filosofia. 2019. 60 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38277-
dc.description.abstractThe present study has as purpose to raise evidences that conceptualize the importance of the cultural formation, present in the areas of knowledge of the Arts, Physical Education and Philosophy. The main objective of this work was to analyze the aspects related to the cultural formation present in the Common National Curricular Base in these fields of knowledge beyond the technicist aspect that has predominated in the educational field. The questions that guided our reflection trajectory were posed in these terms: How can the areas of Arts, Physical Education and Philosophy contribute to the cultural formation in High School? What are the conceptions of culture present in the specific legislation of High School within the view of each area? To this end, we made use of the educational legislation, present in the Federal Constitution, the Laws of Guidelines and Bases of Education, the Curriculum Parameters and, mainly, the Common National Curricular Base, as well as other decrees and ordinances that guide the areas of activity of the Arts, Physical Education and Philosophy. A qualitative research was developed, especially supported by the desire to understand, through bibliographical review of the scholars of the areas in question and the documentary analysis of the main documents that complete the topics under discussion, how these areas can effectively contribute to the cultural formation. of the students. We seek to raise, focusing on high school, some concepts related to the proposals of cultural formation in the areas in question. To theoretically anchor the field of philosophy we resort to Theodor Adorno and Horkheimer; In the field of Physical Education we used the ideas of Jocimar Daolio and in the field of Arts we took as reference Ana Mae Barbosa and collaborators. Finally, from the literature review and documentary analysis, the proposal was to raise elements that can critically contribute to cultural formation in educational spaces.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.titleA formação cultural sob “velhos” olhares das artes, da educação física e da filosofiapt_BR
dc.title.alternativeCultural formation under “old” views of the arts, physical education and philosophypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee2Felício, Helena Maria dos Santos-
dc.contributor.referee3Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.description.resumoO presente estudo tem como proposta levantar evidências, que conceituem a importância da formação cultural, presentes nas áreas de conhecimento das Artes, Educação Física e Filosofia. O objetivo central deste trabalho foi analisar os aspectos referentes à formação cultural presentes na Base Nacional Curricular Comum nestes campos de conhecimento para além do aspecto tecnicista que tem predominado no âmbito educacional. As questões que orientaram nossa trajetória de reflexão foram colocadas nestes termos: como as áreas das Artes, da Educação Física e da Filosofia podem contribuir para a formação cultural no Ensino Médio? Quais são as concepções de cultura presentes na legislação específica do Ensino Médio dentro da visão de cada área? Para tanto, fizemos uso da legislação educacional, presente na Constituição Federal, nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação, nos Parâmetros Curriculares e, principalmente, na Base Nacional Curricular Comum, bem como em outros decretos e portarias que orientam as áreas de atuação das Artes, da Educação Física e da Filosofia. Foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, especialmente apoiada no desejo de compreender, mediante revisão bibliográfica dos estudiosos das áreas em tela e da análise documental dos principais documentos que completam os temas em discussão, como estas áreas podem contribuir de forma efetiva com a formação cultural dos estudantes. Buscamos levantar, com foco no Ensino Médio, alguns conceitos ligados às propostas da formação cultural nas áreas em tela. Para ancorar teoricamente o campo da Filosofia recorremos a Theodor Adorno e Horkheimer; no campo da Educação Física empregamos as idéias de Jocimar Daolio e no campo das Artes tomamos como referência Ana Mae Barbosa e colaboradores. Por fim, a partir da revisão bibliográfica e da análise documental, a proposta foi levantar elementos que possam contribuir de forma crítica com a formação cultural nos espaços educacionais.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026528700269620pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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