Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38406
metadata.artigo.dc.title: Ensino de Língua Portuguesa por meio das cenas de enunciação: o caso do gênero publicitário
metadata.artigo.dc.title.alternative: Teaching Portuguese Language through the scenes of enunciation: the case of gender advertising
metadata.artigo.dc.creator: Celestino, Ricardo
Cano, Márcio Rogério de Oliveira
Chaves, Ramon Silva
metadata.artigo.dc.subject: Ensino de leitura
Cenas da enunciação
Discurso publicitário
Transdisciplinaridade
Análise do Discurso
Teach of reading
Scenes of enunciation
Address advertiser
Transdisciplinarity
Discourse Analysis
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade de Taubaté – UNITAU
metadata.artigo.dc.date.issued: 2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: CELESTINO, R.; CANO, M. R. O.; CHAVES, R. S. Ensino de Língua Portuguesa por meio das cenas de enunciação: o caso do gênero publicitário. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 7, n. 2, p. 62-77, 2012.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Notamos que, na atualidade, vivenciamos uma tendência de mudança nas formas epistêmicas de condução das pesquisas linguísticas e no ensino da leitura e da produção textual, que implicam na valorização do pensamento transdisciplinar. O rumo dessas pesquisas é conduzido por estudos que mostram, cada vez mais, a necessidade de comunicação da linguística com diversas outras áreas de conhecimento, legitimando novos parâmetros nos estudos da linguagem. Não podemos negar que isso seja a tendência de uma sociedade globalizada e, ainda, das grandes possibilidades tecnológicas que facilitam o acesso à informação e as várias formas de interagir com o mundo. Ainda, estamos certos de que esta é uma realidade que não se resume apenas aos estudos de linguagem, mas a outras áreas do conhecimento humano, o que temos observado em inúmeras reflexões principiadas por Kuhn (1992), ao que se refere a interdisciplinaridade, e por Nicolescu (2008), ao trazer as reflexões que partem da noção de transdisciplinaridade. Diante disso, apresentamos, como alternativa para a prática docente, uma proposta de estudo da linguagem que contemple o desenvolvimento da competência leitora crítica, por meio de uma leitura transdisciplinar dos alunos, de forma a desenvolver reflexões que comuniquem os múltiplos efeitos de sentido que possui um gênero do discurso. É importante deixarmos claro, já no início deste artigo, que não temos a pretensão de normatizar um conjunto de procedimentos que venham a garantir a exatidão de um processo interpretativo de gênero ao aluno. Nosso interesse é propor alguns aspectos metodológicos que possibilitem as várias leituras possíveis que os sujeitos leitores constroem. Isso seria o ponto de partida para o seu desenvolvimento, que possibilitaria uma criticidade maior em relação aos objetos linguísticos que veiculam nas diversas práticas sociais.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Nowadays, we understand that the epistemic forms of conducting language research and the teach of reading and producting texts implies the enhancement of transdisciplinary thought. As an alternative to the teaching practice, we propose a study of language that can contemplate the development of critical reading competence, through a transdisciplinary reading from the student in order to develop the effects of multiple communication meanings that the genre of discourse Publicity Advertising has. To achieve the proposed goals in our research, we selected the Discourse Analysis of French trend the systematization proposed by Dominique Maingueneau (2008, 2011). This theoretical framework enables us to awareness of the numerous effects that a genre gives , when viewed in its relation with the social place. This analysis allows us to observe that when we transcend didactic notions of gender, we can enlarge the text reader and producer through the teaching of the Portuguese language.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1605
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38406
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.