Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Lauisa Barbosa-
dc.creatorLima, Andreina Del Carmen Camero de-
dc.creatorLobato, Christiane Batista de Paulo-
dc.creatorGomes, Daniela de Souza-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antonio-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:20:37Z-
dc.date.available2020-01-06T14:20:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPINTO, L. B. et al. O jogo de imagens no discurso das propagandas de processos seletivos bancários: do que você é feito? Revista FSA, Teresina, v. 11, n. 3, p. 51-70, jul./set. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38410-
dc.description.abstractThe discourse analysis emerges as a field of research that seeks to understand the exposed and silenced meanings in the discourse. In the present study, we used the French approach used by Pecheux, which favors the history and texts coming from institutional instances. The main objective of this article was to analyze in the selected materials, different representations built on working conditions in a banking organization and silences involved in the representations. The DA believes that the subject represents the conditions of discourse production on an imaginary way, being named as image sets of a speech. Silence is named as what is deleted, that cannot or should not be said, to avoid negative meanings of a speech. The study revealed that the bank advertisements construct representations that aim to benefit the bank's identity, as an environment that enables employee development and professional success, silencing aspects such suffer at work, stressful environment and the problems of physical and mental illnesses.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade Santo Agostinhopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista FSApt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPeças publicitáriaspt_BR
dc.subjectOrganização bancáriapt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectAdvertising speechpt_BR
dc.subjectBanking organizationpt_BR
dc.titleO jogo de imagens no discurso das propagandas de processos seletivos bancários: do que você é feito?pt_BR
dc.title.alternativeSet of images in the speech of the advertisements of bank selection processespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA Análise do Discurso (AD) surge como um campo de pesquisa que busca compreender os sentidos expostos e silenciados nos discursos. No presente estudo, utilizou-se a AD Francesa, abordada por Pêcheux, que privilegia a história e textos advindos de instancias institucionais. O objetivo norteador deste artigo foi analisar nas peças publicitárias selecionadas as diferentes representações construídas sobre as condições de trabalho em uma organização bancária e os silenciamentos envolvidos nas representações. A AD entende que o sujeito representa as condições de produção do discurso de uma maneira imaginária, sendo denominada como jogos de imagem de um discurso. O silêncio é apontado como aquilo que é apagado, que não pode ou não deve ser dito, para evitar sentidos negativos de um discurso. O estudo revelou que as propagandas bancárias constroem representações que almejam beneficiar a identidade do banco, como ambiente que possibilita o desenvolvimento dos funcionários e o sucesso profissional, silenciando aspectos como o sofrimento no trabalho, o ambiente estressante e os problemas de adoecimento físico e mental.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_O jogo de imagens no discurso das propagandas de processos seletivos bancários do que você é feito.pdf548,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons