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metadata.artigo.dc.title: Inglês instrumental na universidade: a experiência de trabalhar, em uma mesma sala de aula, com um público de diversas áreas
metadata.artigo.dc.title.alternative: English for specific purposes at the university: a job experience, in the same classroom, with a public of different area
metadata.artigo.dc.creator: Almeida, Patricia Vasconcelos
metadata.artigo.dc.subject: Inglês para fins específicos
Língua inglesa - Ensino e aprendizagem
English for specific purposes
English language - Teaching and learning
metadata.artigo.dc.publisher: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
metadata.artigo.dc.date.issued: 2013
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ALMEIDA, P. V. Inglês instrumental na universidade: a experiência de trabalhar, em uma mesma sala de aula, com um público de diversas áreas. Revista L@el em (Dis-)curso, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 38-48, 2013.
metadata.artigo.dc.description.resumo: O inglês instrumental decorre do enfoque que o aluno necessitará desenvolver. Aimplantação da disciplina Inglês Instrumental voltada para o desenvolvimento das habilidades deleitura, foi adotada, de forma obrigatória, pelos vinte cursos oferecidos em uma UniversidadePública. A questão central vem a ser que os alunos são agrupados em determinadas turmas,tornando-as heterogêneas no âmbito do conhecimento linguístico da língua e na área de atuação.Considerando que um dos preceitos do ensino de línguas instrumental é direcionar as aulas e osmateriais para a área de atuação do aluno, essa heterogeneidade passa a ser um complicador para aorganização e seleção do material. O desafio consiste em promover o desenvolvimento dehabilidades de leitura que perpassam a interação entre leitor, texto e contexto para melhorar aaprendizagem e o uso instrumental da língua mesmo que não diretamente ligado à área de atuação,sem causar um sentimento de frustração nos alunos envolvidos no processo. Apresentam-se, nesteartigo, alternativas utilizadas para minimizar esta diversidade. Os resultados têm se mostradopositivos, na medida em que os alunos percebem que o processo de ensino/aprendizageminstrumental possui características diferenciadas e que demanda uma postura autônoma por partedos aprendizes.
metadata.artigo.dc.description.abstract: English for Specific Purpose (ESP) demands a needs analysis, in order to get to know which abilities the students need to improve. ESP focusing on academic reading became a mandatory subject for all the students from the first periods among the twenties courses offered by a public university. The central question comes to be that the students from different linguistic background and area of knowledge are put in the same classroom and the professor has to deal with it preparing the appropriated material. The challenge though is to improve their reading ability, even though they are not reading text in their expertise area without motivating frustration and taking care with the relation among reader, text and context. In this article we are going to present some alternatives used to minimize the presented diversity. The results have been positive in a way that the students are realizing that the ESP teaching and learning processes have different characteristics comparing with the processes used in the language courses, and that they demand an autonomous attitude on the part of the learners.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://revistas.pucsp.br/revlael/article/view/6390/0
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38430
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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