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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Martins, Raquel Márcia Fontes | - |
dc.creator | Guimarães, Daniela Mara Lima Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T18:11:30Z | - |
dc.date.available | 2020-01-06T18:11:30Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, R. M. F.; GUIMARÃES, D. M. L. O. Efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 440-451, mai./ago. 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/volumes/39/v2/EL_V39N2_01.pdf | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38441 | - |
dc.description.abstract | This paper analyses frequency effects in the writing of consonant clusters by children. We focus on tautosyllabic clusters, formed by an obstruent plus a tap. This kind of cluster represents a challenge for learners because, besides syllabic complexity (CCV syllable type), they are subject to variation in oral language (FREITAS, 2001). The main theory used in this study is the Network Model (BYBEE, 2001) which considers frequency (type and token frequency) as fundamental in language change. The data for this research are from a writing corpus, called e-Labore, composed of texts produced by children with ages between 6 and 12 years old. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Encontros consonantais | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Tautosyllabic clusters | pt_BR |
dc.subject | Writing acquisition | pt_BR |
dc.title | Efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais | pt_BR |
dc.title.alternative | Frequency effects in consonant clusters writing | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais por crianças em fase de aquisição da escrita. São focalizados encontros consonantais tautossilábicos, formados por uma consoante obstruinte e pela consoante líquida tepe [r]. Encontros desse tipo representam um desafio aos aprendizes da escrita porque, além da complexidade silábica (sílaba CCV), tais encontros são sujeitos à variação na fala (FREITAS, 2001). O principal suporte teórico deste trabalho é o Modelo de Redes (BYBEE, 2001) que considera a frequência (de ocorrência e de tipo) como fundamental no direcionamento da mudança sonora. A análise conta com dados de escrita do corpus do Projeto e-Labore (Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita), que é constituído por textos produzidos por crianças entre 6 e 12 anos de idade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCH - Artigos publicados em periódicos |
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