Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38442
metadata.artigo.dc.title: Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações
metadata.artigo.dc.creator: Rocha, Gladys
Fontes, Raquel Márcia Martins
metadata.artigo.dc.subject: Avaliação da aprendizagem
Alfabetização
Aquisição da escrita
Evaluation of learning
Literacy
Writing acquisition
metadata.artigo.dc.publisher: Fundação Carlos Chagas
metadata.artigo.dc.date.issued: 2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ROCHA, G.; MARTINS, R. F. Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 51, 2012. Paginação irregular.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This study reports on a survey that proposes the construction of a corpus of children’s writing, composed of data from the Literacy Diagnostic Evaluation in the State of Espírito Santo - Paebes Alpha. This is a systematic large-scale assessment in the area of literacy, reading and writing, with a longitudinal perspective, applied to students of the first three years of Elementary School twice a year (Input and Output assessments), over the period 2008-2011. The data that will constitute the corpus refer to the 2010 and 2011 applications. These data are related to four types of writing items in Paebes Alpha, which focus on skills of using the page, writing words, writing sentences, and writing texts. This study aims to contribute significantly to the understanding of the role of written items in evaluations outside the school, as well as to a greater understanding of the writing acquisition process. By constructing the corpus, it will be possible to investigate aspects of this acquisition, such as the paths taken by students in relation to the writing of words and the mastery of skills to use the page.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1949
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38442
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.