Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/388

Title: Comportamento de consumidores em Belo Horizonte – MG em relação à segurança de alimentos
???metadata.dc.creator???: Pereira, Camila Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Antônio Carlos dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Calegário, Cristina Lélis Leal
Peres, Ângela Pimenta
???metadata.dc.description.concentration???: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação
Keywords: Qualidade de alimentos
Certificação
Consumo de alimentos
Alimentos
Perfil do consumidor
Food quality
Certification
Food consumption
???metadata.dc.date.submitted???: 2012
Issue Date: 2013
Citation: PEREIRA, C. A. Comportamento de consumidores em Belo Horizonte – MG em relação à segurança de alimentos. 2012. 116 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de identificar o comportamento dos consumidores em Belo Horizonte, MG em relação à segurança de alimentos. Mais especificamente, buscou-se verificar o entendimento e o conhecimento dos consumidores no que se refere à segurança de alimentos e à certificação; identificar se segurança de alimentos e certificação fazem diferença para o consumidor no momento da compra do produto e identificar o perfil dos consumidores para os quais a segurança e a certificação fazem diferença e para os quais não fazem, verificando as variáveis que discriminam esses dois grupos. Foram entrevistados 300 consumidores de alimentos, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 18 anos, no Mercado Central de Belo Horizonte, MG. Foi empregado o método de levantamento (survey) para a coleta de dados, com a utilização de questionários estruturados. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência e tabulação cruzada, e pela estatística multivariada, sendo realizadas análises de cluster e discriminante, e também a correlação de Spearman. Os resultados mostram que há maior consciência dos consumidores sobre a importância da segurança de alimentos e a certificação, entretanto, muitos ainda se mostram pouco informados sobre essas questões. Quanto aos certificados/selos conhecidos pelos consumidores, os que mais se destacaram foram os do INMETRO e ISO. Daqueles específicos do setor de alimentos, podem-se citar o ABIC, o de orgânicos, o do SIF e o de transgênicos. No momento da compra, verificou-se um interesse maior dos consumidores por indicações diretas de qualidade e segurança, como a data de validade. O preço também foi considerado um dos elementos mais importantes no momento da compra, ao contrário da certificação, ainda pouco considerada. Foi possível identificar a existência de dois grupos de consumidores, sendo um deles composto, na maior parte, por consumidores mais interessados, que compram, exigem, conhecem, valorizam e se preocupam mais com a segurança de alimentos e a certificação. O outro grupo, ao contrário, pode ser caracterizado pela presença de pessoas que não conhecem e não se interessam muito por essas questões.
This work was carried out to identify consumers’ behavior in relation to food safety, in Belo Horizonte, MG. More specifically, this study aimed to determine the understanding and knowledge of consumers in relation to food safety and certification; identify whether food safety and certification make the difference to the consumer at the time of purchase; and identify the profile of consumers to whom food safety and certification make a difference and to whom they do not, checking the variables that discriminate these two groups. 300 food consumers, men and women aged over 18 years, were interviewed at the Central Market of Belo Horizonte, MG. For data collection the survey method was used, using structured questionnaires. Data were analyzed using descriptive statistics, frequency distribution and cross tabulation, and multivariate statistics with cluster and discriminant analysis, and Spearman correlation. The results show that there is greater consumer awareness of the importance of food safety and certification, however, many of them are still poorly informed about these issues. In relation to certificates/seals known by consumers, the ones which stood out were INMETRO and ISO. In relation to specific certifications of food sector, the ABIC seal, organic certification, SIF seal and GMO certificate stood out too. At the time of purchase, it was verified an increased interest of consumers by direct indications of quality and safety, such as the expiration date. The price was also considered one of the most important elements at the time of purchase, unlike certification, still poorly considered. It was possible to identify the existence of two consumer groups, one being mainly composed of consumers more interested, that buy, demand, know, appreciate and care more about food safety and certification. The other group otherwise, can be characterized by the presence of people who do not know and do not care much about these issues.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/388
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO Comportamento de consumidores em Belo Horizonte – MG em relação à segurança de alimentos.pdf676.64 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback