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metadata.artigo.dc.title: Adaptação e validação do questionário quanto à formação ambiental
metadata.artigo.dc.creator: Borges, Maria dos Anjos Cunha Silva
Borges, Aurélio Ferreira
Rezende, José Luiz Pereira de
Borges, Luís Antônio Coimbra
Borém, Rosângela Alves Tristão
metadata.artigo.dc.subject: Formação ambiental
Estudantes universitários
Psicrométricas
Questionário
Environmental training
University students
Psychometric
Assessment
Questionnaire
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande - FURG
metadata.artigo.dc.date.issued: 2011
metadata.artigo.dc.identifier.citation: BORGES, M. dos A. C. S. et al. Adaptação e validação do questionário quanto à formação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 26, p. 30-45, jan./jun. 2011.
metadata.artigo.dc.description.resumo: No presente trabalho é descrita a adaptação para o português brasileiro do Questionário sobre Formação Ambiental (QFA), que permite a avaliação da Formação Ambiental de estudantes universitários. Após ter sido traduzido e retrovertido, com a ajuda de um professor perito, o QFA foi administrado a duas amostras: uma de estudantes universitários (N=166) e outra de servidores públicos (N=13) e foi avaliada a validez de conteúdo, a confiabilidade e a validade de construção. As propriedades psicométricas encontradas atestam a qualidade do instrumento. A análise fatorial mostra que a estrutura fatorial confirma a hipótese relativa à validade de construção.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The present work describes the adaptation to Portuguese Brazilian Environmental Training Questionnaire (ETQ), which permits evaluation of the Environmental Training of students. Having been translated with the help of an expert teacher, the ETQ was administered to two samples: one of university students (N = 166) and civil servants (N = 13) and evaluated the content validity, the reliability and the construction validity. The psychometric properties substantiate the quality of the instrument. The analysis shows that the factor structure confirms the hypothesis concerning the validity of criterion.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3344
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/38970
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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