Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39281
Título: Embutidos cárneos cozidos tipo mortadela elaborados com filé, carne mecanicamente separada de tilápia e whey protein
Autor : Fabri, Milena Reis
Primeiro orientador: Gomes, Maria Emília de Sousa
Primeiro coorientador: Torres, Luciana Marques
Primeiro membro da banca: Carvalho, Elisângela Elena Nunes
Segundo membro da banca: Torres, Luciana Marques
Palavras-chave: Embutidos (Alimentos)  
Carne mecanicamente separada
Tilápia - Processamento
Leite - Proteínas
Data da publicação: 9-Mar-2020
Referência: FABRI, Milena Reis. Embutidos cárneos cozidos tipo mortadela elaborados com filé, carne mecanicamente separada de tilápia e whey protein. 2019. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Brasil se destaca no mercado internacional como um dos maiores produtores de tilápia, não só pelo fato do país apresentar um grande potencial para aquicultura, mas principalmente por esta espécie apresentar boas características de adaptabilidade e sensoriais. Contudo, os filés, por serem a forma mais consumida deste peixe, geram grandes quantidades de resíduo, que, sem o descarte correto, polui o meio ambiente. Por este motivo, novas tecnologias foram desenvolvidas a fim de se amenizar esse desperdício, elaborando novos produtos a partir da utilização dos resíduos da tilápia. A carne mecanicamente separada (CMS) é um resultado dessas novas tecnologias, e, a partir desta, pode-se elaborar diversos novos produtos, dentre os quais, aponta-se o embutido cárneo tipo mortadela. Entretanto, alguns estudos constataram que o embutido, elaborado com 50 % filé de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e 50% de CMS, apesar de ser a melhor fórmula encontrada até o momento, ainda não apresenta uma textura adequada, por não apresentar características semelhantes à mortadela comercial. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um embutido cárneo cozido tipo mortadela, elaborado aos moldes da fórmula atualmente utilizada nas pesquisas presentes na literatura, substituindo, porém, totalmente e parcialmente a proteína isolada de soja por whey protein, a fim de trazer aspectos que se assemelhem aos da mortadela comercial. A partir disto foram elaboradas 5 formulações (F) sendo: F1 (formulação padrão) = 100% proteína isolada de soja (PIS); F2 = 25% whey protein (WP) e 75% PIS; F3 = 50% PIS e 50% WP; F4 = 75% WP e 25% PIS e F5 = 100% WP. Para caracterização deste produto foram realizadas análises de composição centesimal, pH, Aw, cor, perfil de textura e análise sensorial. Verificou-se que, em geral, todas as mortadelas desenvolvidas atenderam aos requisitos estabelecidos pela legislação. O pH e a Aw se mantiveram bem próximos de 6 e 0,970, respectivamente. Durante a análise de cor verificou-se que as mortadelas elaboradas com peixe possuem maior luminosidade e menor intensidade de vermelho que as mortadelas comerciais, já na análise de textura obtiveram-se resultados próximos aos das mortadelas comerciais, contudo, no que diz respeito à análise sensorial, constatou-se que não houve diferença significativa entre a formulação padrão com as demais formulações. Portanto, a utilização de whey protein na elaboração dos embutidos apresentou efeitos favoráveis no produto final.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39281
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Engenharia de Alimentos (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.