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dc.creatorLobo, Dalva de Souza-
dc.creatorVillarta-Neder, Marco Antonio-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2020-03-26T19:34:31Z-
dc.date.available2020-03-26T19:34:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLOBO, D. de S.; VILLARTA-NEDER, M. A.; FERREIRA, H. M. Entre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimento. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 4, p. 176-203, out./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39446-
dc.description.abstractThe present article aims to problematize the proposal / implementation of syllabuses that approach the ethnic-racial relations in courses of Portuguese-speaking teachers. In this direction, from the epistemological assumptions of the Bakhtinian field, we seek to defend that the traditional conception as a set of disciplines, contents and activities can not contemplate dimensions that embrace the established interactions so that learning from a critical perspective becomes effective. Thus, considering the formative context of an undergraduate languages course, where the object of study is the text-enunciated, a discursive approach can favor teaching-learning processes that imply the subject and promote the resignification of axiological principles related to the questions of race / racism. To accomplish this work, we start with a presentation of epistemological assumptions defended by the Bakhtinian Circle, in order to highlight the relevance of a syllabus that contemplates a dialogical perspective. To illustrate the discussion of the epistemological assumptions, we used some excerpts of activities carried out by undergraduate students in an extension course whose purpose was to explore issues related to racial (un) equality. Based on the discussions undertaken, we try to demonstrate that a professional training for teaching demands not only the selection of contents and activities, but also responsive acts to the constitution of ethical students, sensitive to the demands of society.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Exituspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCírculo de Bakhtinpt_BR
dc.subjectSyllabuspt_BR
dc.subjectEthnical-racial relationspt_BR
dc.subjectBakhtin's circlept_BR
dc.titleEntre omissão e preconceito racial: discurso-acontecimentopt_BR
dc.title.alternativeBetween omission and racial prejudice: Event-discoursept_BR
dc.title.alternativeEntre la omisión y preconcepto racial: discurso-acontecimentopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo problematizar a proposição/implementação de currículos que abordem as relações étnico-raciais em cursos de professores de língua portuguesa. Nessa direção, a partir de pressupostos epistemológicos do campo bakhtiniano, buscamos defender que a concepção tradicional como um conjunto de disciplinas, conteúdos e atividades não consegue contemplar dimensões que abarquem as interações estabelecidas para que a aprendizagem em uma perspectiva crítica se efetive. Assim, considerando o contexto formativo de um curso de licenciatura em Letras, em que o objeto de estudo é o texto-enunciado, uma abordagem discursiva pode favorecer processos de ensino-aprendizagem que impliquem o sujeito e promovam a ressignificação de princípios axiológicos relacionados às questões de raça/racismo. Para a consecução deste trabalho, partimos de uma apresentação de pressupostos epistemológicos defendidos pelo Círculo de Bakhtin, com vistas a evidenciar a relevância de um currículo que contemple uma perspectiva dialógica. Para ilustrar a discussão dos pressupostos epistemológicos, utilizamos alguns excertos de atividades realizadas por alunos de graduação em um curso de extensão que teve por objetivo explorar questões relacionadas à (des)igualdade racial. A partir das discussões empreendidas, procuramos demonstrar que uma formação profissional para a docência demanda não somente a seleção de conteúdos e atividades, mas também, atos responsivos para a constituição de sujeitos éticos e sensíveis às demandas da sociedade.pt_BR
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