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metadata.artigo.dc.title: Ouvidoria: um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais
metadata.artigo.dc.title.alternative: Ombudsman: a case study in a Federal University located in South Minas Gerais
metadata.artigo.dc.creator: Raimundo, Fábio Mariano
Andrade, Daniela Meirelles
Nascimento, Priscilla Oliveira
Siqueira, Monique Scalco Soares
metadata.artigo.dc.subject: Ouvidoria
Organizações
Usuários
Ombudsman
Organizations
Users
metadata.artigo.dc.publisher: Faculdades Integradas Vianna Júnior
metadata.artigo.dc.date.issued: 2019
metadata.artigo.dc.identifier.citation: RAIMUNDO, F. M. et al. Ouvidoria: um estudo de caso em uma Universidade Federal localizada no Sul de Minas Gerais. Revista Vianna Sapiens, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 244-267, jul./dez. 2019.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A ouvidoria é uma ferramenta importante para as organizações e seus usuários, pois atua na intermediação das relações entre esses atores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é descrever o processo interno do setor de ouvidoria de uma instituição federal de ensino e compreender as funções desempenhadas por esse setor dentro da organização, além de propor alternativas para as falhas diagnosticadas. Verificou-se, que o setor de ouvidoria estudada possui atribuições e competências bem delimitadas, além de canais diversos para que os usuários se manifestem. Contudo, foram encontradas algumas falhas para as quais foram sugeridas possíveis alternativas para corrigi-las. Nesse sentido, constatou-se que a ouvidoria é um importante mecanismo para o bom funcionamento da organização pública, pois é o elo de comunicação entre a organização, usuários e sociedade. Para tanto, indispensável a disseminação de suas atribuições para que haja maior participação dos usuários nesse espaço democrático.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The ombudsman is an important tool for organizations and their users, as it acts in the intermediation of relations between these actors. Therefore, the objective of this paper is to describe the internal process of the ombudsman sector of a federal educational institution and to understand the functions performed by this sector within the organization, and to propose alternatives to the diagnosed failures. It was found that the studied ombudsman sector has well-defined attributions and competences, as well as several channels for users to express themselves. However, some flaws were found for which possible alternatives were suggested to correct them. In this sense, it was found that the ombudsman is an important mechanism for the proper functioning of the public organization, as it is the communication link between the organization, users and society. Therefore, the dissemination of its attributions is indispensable so that there is greater participation of users in this democratic space.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39463
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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