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metadata.teses.dc.title: A motivação de servidores públicos em uma instituição de ensino superior
metadata.teses.dc.creator: Resende , Nazaré Auxiliadora Braga
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Silva, Sabrina Soares
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Boas, Ana Alice Vilas
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Vaz, Janderson Martins
metadata.teses.dc.subject: Motivação no trabalho
Servidor público
Teoria das Necessidades de Maslow
metadata.teses.dc.date.issued: 31-Mar-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: RESENDE , Nazaré Auxiliadora Braga. A motivação de servidores públicos em uma instituição de ensino superior. 2018. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar e discutir os fatores que motivaram os servidores de uma Pró-Reitoria de uma Instituição Federal de Ensino Superior a ingressarem no serviço público e quais fatores os levaram a permanecer na mesma instituição adotada pela pesquisa. O presente estudo questionou quais fatores motivam e quais são as expectativas que as pessoas têm ao procurarem o serviço público como opção de emprego e, bem como quais são os fatores que os incentivaram a permanecem trabalhando no setor público. A metodologia utilizada para a realização do trabalho se circunscreve em um estudo teórico referente às teorias relevantes do viés motivacional, sendo elas: a) Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow; b) Teoria X e Y de McGregor; c) Teoria Contingencial de McClenlland; d) Teoria da Expectância de Vroom; e) Teoria dos 2 fatores de Herzberg. A pesquisa se caracterizou tanto como uma pesquisa de caráter descritivo quanto de caráter qualitativo e contemplou um estudo de caso pois, visou a explicar as variáveis causas do fator motivação,no que diz respeito aos servidores públicos de um setor específico dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A partir do estudo realizado, foi possível constatar que há uma relação entre as teorias motivacionais em especial a de Maslow que sustentou o trabalho e os resultados obtidos durante a consecução da pesquisa. Dos fatores que tiveram um certo grau de relevância para o ingresso no setor público, os que mais se destacaram como de maior relevância foram: remuneração, estabilidade e oportunidade de viver novas experiências. Quanto aos fatores que motivaram os servidores a permanecerem no setor público, os que mais se destacaram no que se refere a relevância que tiveram para a maioria dos entrevistados foram: o horário, atividade realizada, remuneração, estabilidade e ambiente de trabalho. Ademais, o estudo realizado propõe um estudo mais amplo direcionado a englobar todos os demais setores da instituição contemplando um estudo que ofereça resultado pertinente para que se possa delimitar o fator motivacional nessa instituição e bem como futuramente fazer um comparativo com as demais Instituições Federais de Ensino Superior no estado de Minas Gerais.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39581
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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