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metadata.teses.dc.title: Participação feminina em um conselho deliberativo de uma instituição de ensino superior
metadata.teses.dc.title.alternative: Women participation in a deliberative concil of a higher education institucion
metadata.teses.dc.creator: Garcia, Daniela
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Joaquim, Nathalia de Fátima
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Silva, Érica Aline Ferreira
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Silva, Sabrina Soares da
metadata.teses.dc.subject: Conselhos gestores - Participação feminina
Instituições de Ensino Superior (IES) – Gestão - Participação feminina
Management councils - Female participation
Higher Education Institutions (HEIs) – Management – Female participation
metadata.teses.dc.date.issued: 20-Apr-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: GARCIA, Daniela. Participação feminina em um conselho deliberativo de uma instituição de ensino superior. 2018. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Pretendeu-se, nesse trabalho, estudar a participação feminina no conselho gestor de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Intentou-se demonstrar se essa participação/representatividade é efetiva. Todavia, o que foi descoberto é que essa representatividade é, muitas vezes, silenciada. Tal pesquisa tem como aporte teórico a discussão sobre gênero (macho e fêmea) e papéis sociais (masculino e feminino) e como tais papéis são construídos histórica e socialmente. Logo após, é feita uma discussão dos desdobramentos desses papéis no ambiente de trabalho assalariado e a desigualdade existente entre homens e mulheres decorrente de tal pressuposto. Por fim, analisa-se a questão do âmbito público (que é o foco desse trabalho) e como esses desdobramentos acontecem ali: muitas desigualdades de gênero não se confirmam e, portanto, essa discriminação acontece de maneira mais sutil. Nesse sentido, são trabalhadas questões como a segregação hierárquica e os mecanismos de controle que fazem com que ela aconteça. Mais que isso, também cita-se a questão do silenciamento feminino e das formas de poder existentes entre os sexos. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa valeu-se do método documental, a partir da análise das atas das reuniões do conselho gestor da IES. Foram analisadas, no total, 924 atas. A análise feita foi qualitativa (sintética) buscando a presença, isto é, quando as mulheres começam a assinar as atas e fazer parte do Conselho como membros efetivos e das falas (quando há falas de mulheres registradas em atas, quais são as suas contribuições para a resolução do problema) ali presentes. A partir destas análises foi possível perceber que houve uma progressão na participação feminina ao longo dos anos analisados. Por pelo menos 50 anos, não há sequer menção ao nome de nenhuma mulher; depois elas passam a assinar as atas, mas não foram registradas nenhuma fala dessas mulheres em atas. Na década de 1980, começam a aparecer tímidas representações, mas nenhuma fala significativa foi registrada. Por último, a partir do final da década de 1990, elas têm suas falas registradas em ata e elas contribuiem de alguma maneira nas discussões apresentadas. Com esses resultados, acredita-se que a pesquisa tenha alcançado seu objetivo na medida em que permite que o autor faça essa análise e que, a partir dela, consiga tirar conclusões próprias sobre o tema.
metadata.teses.dc.description.abstract: The purpose of this study was to study the female participation in the management council of a Higher Education Institution (HEI). Attempts have been made to demonstrate whether this participation / representativeness is effective. However, what has been discovered is that this representativeness is often silenced. Such research has as a theoretical contribution the discussion about gender (male and female) and social roles (male and female) and how these roles are constructed historically and socially. Afterwards, a discussion of the unfolding of these roles in the salaried work environment and the inequality between men and women arising from this assumption is made. Finally, the question of the public scope (which is the focus of this work) is analyzed and how these developments occur there: many gender inequalities are not confirmed and, therefore, this discrimination happens in a more subtle way. In this sense, we work on issues such as hierarchical segregation and the control mechanisms that make it happen. More than that, the issue of female silencing and the forms of power existing between the sexes is also mentioned. In order to achieve the proposed objective, the research was based on the documentary method, based on the analysis of the minutes of the meetings of the managing council of the HEI. A total of 924 minutes were analyzed. The analysis was qualitative (synthetic) looking for presence, that is, when women begin to sign the minutes and be part of the Board as effective members and speeches (when there are women's statements recorded in the minutes, what are their contributions to the resolution of the problem) present there. Based on these analyzes, it was possible to notice that there was a progression in female participation over the analyzed years. For at least 50 years, there is not even mention of any woman's name; then they proceed to sign the minutes, but no record of these women was recorded in the minutes. In the 1980s, timid representations began to appear, but no meaningful speech was recorded. Finally, from the late 1990s, they have their statements recorded in minutes, and their speech contributes in some way to the discussions presented. With these results, it is believed that the research has reached its objective in that it allows the author to make this analysis and that, from it, can draw its own conclusions on the subject.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40199
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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