Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40458
metadata.teses.dc.title: Processo licitatório e a eficiência nos gastos públicos: estudo de caso no município de Coqueiral-MG
metadata.teses.dc.creator: Oliveira, Kaique Faria Morais de
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Andrade, Daniela Meirelles
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Nascimento, Priscilla Oliveira
metadata.teses.dc.subject: Processo licitatório
Administração pública
Gastos públicos
Prefeitura de Coqueiral
metadata.teses.dc.date.issued: 30-Apr-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Kaique Faria Morais de. Processo licitatório e a eficiência nos gastos públicos: estudo de caso no município de Coqueiral-MG. 2019. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
metadata.teses.dc.description.resumo: Em todo o mundo a eficiência é um princípio cada vez mais importante na gestão pública. Nesse contexto o presente trabalho procura identificar a eficiência das compras realizadas pelo município de Coqueiral-MG, analisando se a prefeitura está comprando os produtos por um bom preço e se este é condizente com o preço praticado no mercado ou não e, portanto, se os processos licitatórios estão trazendo economicidade ao município. Isso irá ocorrer pela comparação entre os preços licitados dos produtos do gênero alimentício e material de limpeza, higiene, copa, cozinha e gás GLP com os preços praticados nos comércios da região. A pesquisa foi realizada coletando dados referentes aos processos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Coqueiral em 2018 e coletando o preço dos produtos licitados no comércio de Coqueiral e região no mês de fevereiro de 2019. Quanto a metodologia, esta é uma pesquisa predominantemente descritiva e de abordagem quantitativa. O principal resultado alcançado nesta pesquisa foi que a Prefeitura Municipal de Coqueiral não conseguiu ser eficiente quanto à custos e prazos, gerando prejuízos e ineficiência com o dinheiro público, pois o processo de compras, por meio do pregão presencial, apresentou valores financeiros gastos superiores para a Administração Pública quando comparada ao valor médio e deflacionado do mercado. Conclui-se assim, que as licitações da prefeitura foram ineficientes e ineficazes, propiciando prejuízos a Administração Pública.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40458
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.