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Campo DCValorIdioma
dc.creatorScherrer, Lara Nascimento-
dc.date.accessioned2020-06-05T11:05:06Z-
dc.date.available2020-06-05T11:05:06Z-
dc.date.issued2020-06-04-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationSCHERRER, L. N. A oralidade em sala de aula: potencialidades para a formação de docentes. 2020. 116 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41364-
dc.description.abstractThis research has as object of study the teaching of orality in schools, more specifically, the questions presented by teachers of basic education about the work with orality. In this sense, the objective of this investigation was to elaborate a proposal of material on the theme of orality, in a theoretical and methodological perspective, that answered the doubts, presented by teachers. The questions that triggered the production of the material that constitutes this research were collected through Google Forms and answered by the author of this paper. From the questions made by the teachers, a theoretical research was made, aiming to find the foundations for the construction of a discussion proposal. In this sense, it was necessary to bring together different theoretical perspectives. In addition, proposals for activities for working with orality in the classroom were presented. Thus, the product can be configured as a Study Guide, aimed at the training of Portuguese language teachers in elementary schools. From the work done, it was possible to present a consolidated of theories that deal with the theme of orality in the classroom, highlighting theoretical and methodological aspects, but also values and beliefs related to the issue. The results point to the question that orality, as well as the other discursive linguistic practices, demands a formation that contemplates the aspects related to the specificities of the oral modality, the adequacy of methodological procedures and didactic resources, the didactic activities, but also , the values attributed by teachers to this practice. In addition, the understanding that orality contributes to the improvement of skills related to the public use of language, which, in turn, expands the possibilities of social participation, with ethical and citizen commitment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectTeaching portuguese languagept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA oralidade em sala de aula: potencialidades para a formação de docentespt_BR
dc.title.alternativeOrality in the classroom: potentials for teacher trainingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Leite, Maria Alzira-
dc.contributor.referee2Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da oralidade nas escolas, de modo mais específico, os questionamentos apresentados por professores de educação básica acerca do trabalho com a oralidade. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi elaborar uma proposta de material sobre a temática da oralidade, em uma perspectiva teórica e metodológica, que respondesse a dúvidas apresentadas por professores. As questões, que desencadearam a produção do material que constitui esta pesquisa, foram coletadas por meio do Google Forms e respondidas pela autora deste trabalho. A partir dos questionamentos feitos pelos professores, foi feita uma pesquisa teórica, com vistas a encontrar fundamentos para a construção de uma proposta de discussão. Nesse sentido, foi necessário congregar diferentes perspectivas teóricas. Além disso, foram apresentadas propostas de atividades para o trabalho com a oralidade em sala de aula. Assim, o produto se configura como um Guia de Estudo, voltado para a formação de professores de língua portuguesa em escolas de educação básica. A partir do trabalho realizado, foi possível apresentar um consolidado de teorias que tratam acerca da temática da oralidade em sala de aula, evidenciando aspectos teóricos e metodológicos, mas também valores e crenças relacionadas à questão. Os resultados apontam para a questão de que a oralidade, assim como as demais práticas linguístico-discursivas, demanda uma formação que contemple os aspectos relacionados às especificidades da modalidade oral, à adequação de procedimentos metodológicos e de recursos didáticos, às atividades didáticas, mas também, os valores atribuídos pelos professores a essa prática. Soma-se a isso, a compreensão de que a oralidade contribui para o aperfeiçoamento de habilidades relacionadas ao uso público da linguagem, que, por sua vez, amplia as possibilidades de participação social, com compromisso ético e cidadão.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2483928275549983pt_BR
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