Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41990
Título : Uso de técnicas moleculares para diagnose de patógenos em sementes
Autor: Barrocas, Ellen Noly
Machado, José da Cruz
Figueira, Antonia dos Reis
Souza, Ricardo Magela de
Ishida, Alessandra Keiko Nakasone
Zacaroni, Ana Beatriz
Rocha, Hermínio Souza
Palavras-chave: Patologia da semente
Diagnose molecular
Seed pathology
Molecular diagnosis
Publicador: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Data da publicação: Nov-2009
Referência: BARROCAS, E. N. et al. Uso de técnicas moleculares para diagnose de patógenos em sementes. Informe agropecuário, Belo Horizonte, v. 30, n. 253, p. 24-32, nov./dez. 2009.
Resumo : A associação de fitopatógenos com sementes tem sido responsável por danos dos mais significativos em cultivos de interesse humano, causando prejuízos tanto para produtores de sementes como para produtores e consumidores de grãos, além dos efeitos danosos a todo sistema produtivo. O diagnóstico preciso de patógenos, quando ainda estão em sementes e/ou materiais de propagação vegetal, é uma das mais importantes estratégias de manejo de doenças, já que previne sua entrada no campo. A dificuldade de distinção entre algumas espécies e outras formas de variação dos agentes patogênicos, aliada às circunstâncias de alta pressão de análises de amostras em determinadas épocas do ano, obriga o uso de métodos de detecção mais sensíveis, rápidos, simples e acurados. Para enfrentar esses desafios, as técnicas moleculares, em conjunto com métodos biológicos, surgem como importantes ferramentas, que, uma vez desenvolvidas e ajustadas, podem atender, satisfatoriamente, aos sistemas envolvidos nesse tipo de demanda.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41990
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DFP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Uso de técnicas moleculares para diagnose de patógenos em sementes.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.