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metadata.teses.dc.title: Trilhas interpretativas: uma abordagem reflexiva
metadata.teses.dc.creator: Matos, Rafael Mascarenhas
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8012515797829457
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Freitas, Mirlaine Rotoly de
metadata.teses.dc.subject: Turismo
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Trilhas
metadata.teses.dc.date.issued: 23-Jul-2020
metadata.teses.dc.identifier.citation: MATOS, R. M. Trilhas Interpretativas: Uma Abordagem Reflexiva. 2019. 81 p. Monografia (Especialização em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento em Áreas Naturais) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
metadata.teses.dc.description.resumo: O autor decidiu pesquisar a Trilha contida no atrativo “O Buraco das Araras”, no Município de Jardim, Mato Grosso do Sul. Utilizou pesquisa do tipo descritivo, com indagações e observações. Esses procedimentos possibilitaram contextualizar a evolução do turismo para o atrativo, levantou-se o conhecimento da região e seu crescimento turístico, analisando ações do seu desenvolvimento sustentável. A participação do proprietário, dos turistas, dos órgãos públicos e do autor foi significativa para o êxito do trabalho. Conheceu-se as práticas voltadas para a sustentabilidade, tornando o turismo um espaço de atuação para profissionais das áreas de ciência humanas e sociais. A principal descoberta foi que a participação do proprietário foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seu negócio e sua sustentabilidade. Diante das possibilidades do turismo em áreas naturais, destaca-se a implantação da trilha interpretativa, que proporciona contato com a natureza, descanso e fruição, meios eficazes na interação homem - natureza, que podem contribuir na formação da consciência ambiental e cumprir papel fundamental na conservação das áreas receptoras do turismo ecológico. Quando se pensa em trilhas interpretativas e vivências na natureza, necessita-se ampliar os horizontes sobre as possibilidades de percepção e interpretação do meio ambiente, com procedimentos criativos e envolventes, considerando a natureza transdisciplinar nessas atividades. A mescla de aspectos recreativos e educativos reveste-se de um sentido especial em ambos os casos, a curiosidade, imaginação, variedade de estímulos, heterogeneidade de aspectos paisagísticos, informações temáticas, companheirismo, descobertas e redescobertas associadas à paisagem exterior e a interior.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42081
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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