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dc.creatorPereira, Álex Sousa-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.date.accessioned2020-08-20T19:06:09Z-
dc.date.available2020-08-20T19:06:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, A. S.; REIS, F. P. G. dos; CARNEIRO, K. T. Do ambiente de jogo à perspectiva rizomática: conjecturas para o ensino das lutas/artes marciais na educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 24, n. 2, p. 208-225, mai./ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42511-
dc.description.abstractThis is a theoretical-methodological essay that aims to ponder on the teaching-learning of fights/martial arts within the Physical Education classes at school. In the first segment we bring up the debate the specialized literature presents on the subject. Then, the Physical Education teaching object is delimited, placing the fights/martial arts as one of the expressions of corporal culture of movement. Soon after, to expand and contribute to the reflections aimed at teaching this knowledge, two conceptual aspects are proposed, the rhizomatic perspective, in which there would be a diversity of codified bodily practices, not understood only in their differences, but in the interconnections that arise from similarities, and the ambience of the game, in which the players/fighters would appropriate the knowledge concerning the fights/martial arts. Finally, there are final considerations, at which point we express some impressions and perspectives to discuss the subject.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCorpoconsciênciapt_BR
dc.subjectPedagogia rizomáticapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectRhizomatic pedagogypt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectMartial artspt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.titleDo ambiente de jogo à perspectiva rizomática: conjecturas para o ensino das lutas/artes marciais na educação física escolarpt_BR
dc.title.alternativeFrom the play environment to the rhizomatic perspective: conjectures for teaching fights/martial arts in school physical educationpt_BR
dc.title.alternativeDel entorno del juego a la perspectiva rizomática: reflexiones para la enseñanza de lucha/artes marciales en la educación física escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um ensaio teórico-metodológico cujo fito central consiste em pensar o ensino-aprendizagem das lutas/artes marciais no interior das aulas de Educação Física escolar. Para isso, no primeiro momento, trazemos à tona o debate que a literatura especializada apresenta sobre o assunto. Em seguida, delimita-se o objeto de ensino da Educação Física, situando as lutas/artes marciais enquanto uma das expressões da cultura corporal de movimento. Logo após, na tentativa de expandir e contribuir com as reflexões destinadas ao ensino desses saberes, propõe-se dois aspectos conceituais: sob a perspectiva rizomática, segundo a qual haveria uma diversidade de práticas corporais codificadas, não sendo compreendidas apenas nas suas diferenças, mas nas interconexões provenientes das similitudes, somadas à ambiência de jogo, na qual os jogadores/lutadores se apropriariam dos saberes concernentes às lutas/artes marciais. Por fim, nas considerações finais, exprimimos algumas impressões e perspectivas para problematizar a temática.pt_BR
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