Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42854
Título: Tendências meteorológicas e anomalias de evapotranspiração de referência no período de 2011-2017 para o estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Meteorological trends and reference evapotranspiration anomalies in the period 2011-2017 for the state of Minas Gerais
Palavras-chave: Evapotranspiração de referência
Tendências climatológicas
Penman-Monteith
Mann-Kendall
Mudanças climáticas
Reference evapotranspiration
Climatic trends
Climate change
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Paraná
Citação: ALMEIDA, L. R. de et al. Tendências meteorológicas e anomalias de evapotranspiração de referência no período de 2011-2017 para o estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, ano 16, v. 26, p. 595-613, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v26i0.66174.
Resumo: Dentre as componentes necessárias à realização do balanço hídrico climatológico, encontra-se a evapotranspiração de referência. Esta, refere-se às saídas de água do solo e tradicionalmente é calculada por diferentes métodos indiretos, a partir de observações realizadas nas estações meteorológicas. Neste trabalho, informações de 27 estações meteorológicas convencionais localizadas no estado de Minas Gerais foram avaliadas, objetivando-se à identificação de tendências climatológicas e ao estudo das anomalias de evapotranspiração no período de 2011-2017, levando-se em consideração o período de 1981-2010 (Normal climatológica). Foi utilizado o método de Penman-Monteith para o cálculo da evapotranspiração de referência pelo software REF-ET. Além disso, também foi utilizada a programação em ambiente R, por meio da qual os dados meteorológicos foram manipulados e os testes estatísticos foram realizados. Para a verificação das tendências não sazonais, o método de Mann-Kendall foi o utilizado. A análise da tendência para temperatura (máxima, mínima e média compensada), insolação e velocidade do vento mostrou tendências de aumento significativas (valor de p < 0,05), enquanto que, para a umidade relativa foi obtida tendência de redução. Para as estações localizadas na região Norte do Estado de Minas Gerais foram observadas anomalias positivas de evapotranspiração de maneira consistente ao longo de todo o ano. A estação de Pedra Azul, localizado na região do Jequitinhonha, apresentou anomalia positiva de evapotranspiração em todos os meses com valores acima de 20 mm.mês-1. Além disso, anomalias positivas persistentes de evapotranspiração foram observadas no trimestre DJF (dezembro, janeiro e fevereiro) acumulando valores acima de 40 mm.mês-1 para as estações de Juiz de Fora, Janaúba, Lavras, Araxá e Montes Claros. Tais anomalias mostram que o período de 2011 a 2017 apresentou clima mais quente e seco que a normal climatológica (1981-2010).
URI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v26i0.66174
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42854
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DEG - Artigos publicados em periódicos
DRH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.