Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gilberto-
dc.creatorRomero, Tania Regina de Souza-
dc.date.accessioned2020-09-25T20:52:17Z-
dc.date.available2020-09-25T20:52:17Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, G.; ROMERO, T. R. de S. Avaliação de materiais didáticos de Português como língua adicional em face a necessidades específicas de aprendizes universitários. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 118-133, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3119.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43215-
dc.description.abstractThere is a growing demand for Portuguese as an Additional Language (PAL) teaching material in the academic context due to the internationalization of universities (Figueiredo, Osório e Miranda, 2016). Considering teacher preparation (Almeida Filho, 2011), it is relevant to consider whether the available materials meet the communication needs of learners (Hall, 2005; Tomlinson, 2012). Therefore, this paper aims at evaluating the most used teaching materials for PAL available in Brazil, taking into account the specific needs (Hutchinson e Waters, 1987) of a group of five foreign students at a public University. For such, this study has quali-quantitative characteristics because it considers the view of only five students, but it also quantifies the occurrence of communicative situations in order to enable the comparison of the six selected textbooks (Bortoni-Ricardo, 2008). Results show that the material met 30% of the learners needs, which points to the importance of learners’ needs analysis.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Cearápt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.subjectPortuguês língua adicionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de livro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise de necessidadespt_BR
dc.subjectPortuguese as an additional languagept_BR
dc.subjectTextbook evaluationpt_BR
dc.subjectNeeds analysispt_BR
dc.titleAvaliação de materiais didáticos de Português como língua adicional em face a necessidades específicas de aprendizes universitáriospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of teaching material for Portuguese as an additional language based on university students’ specific needspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoÉ crescente a demanda por materiais de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto acadêmico devido à internacionalização das universidades (Figueiredo, Osório e Miranda, 2016). Visando ao preparo do professor (Almeida Filho, 2011), é relevante analisar, todavia, se os materiais disponíveis cumprem com as necessidades comunicativas dos aprendizes (Hall, 2005; Tomlinson, 2012). Assim, o propósito desse artigo é avaliar materiais didáticos de PLA mais usados no Brasil, tendo-se em vista necessidades específicas (Hutchinson e Waters, 1987) de um grupo de cinco estudantes estrangeiros em uma Universidade pública. Para tanto, esta pesquisa tem características quali-quantitativa porque se apoia na visão de apenas cinco estudantes, mas também quantifica ocorrências de situações comunicativas para que se possa comparar os seis materiais didáticos selecionados (Bortoni-Ricardo, 2008). Os resultados mostram que os materiais cumpriam com 30% das necessidades dos aprendizes, dado que reafirma a importância do levantamento de necessidades no ensino de PLA.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons