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dc.creatorCouto, Patrícia Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-10-19T16:48:35Z-
dc.date.available2020-10-19T16:48:35Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.date.submitted2020-08-14-
dc.identifier.citationCOUTO, P. R. Identificação e promoção do desenvolvimento de habilidades culinárias em universitários. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrando em Nutrição e Saúde) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43437-
dc.description.abstractUniversity student feeding changes since they entered university, with a great tendency to adopt an inappropriate diet, marked by ultra-processed foods consumption and less regular meals. Therefore, as a strategy for promoting healthy eating, The Food Guide for the Brazilian Population proposes the development of culinary skills as an instrument capable of promoting healthy eating habits. Therefore, the general objective of this research was to identify and promote culinary skills to promote healthy eating practices, as well as to evaluate culinary workshops as a model of food and nutrition education.A sample of 88 students was used, divided into Control Group (without intervention) and Intervention Group (submitted to practical culinary workshops and lectures) both enrolled in the first, second or third period of undergraduate courses at the Federal University of Lavras. The research was carried out in three stages: 1st stage: online self-completion of questionnaires; 2nd stage: carrying out intervention activities in food and nutrition education (five culinary workshops lasting 3 hours each) with the Intervention Group, and reapplication of questionnaires for both groups; 3rd stage: occurred 4 months after the end of the 2nd stage and consisted of the reapplication of the questionnaires. Of the total students in the intervention group, 95% belong to the age group of 18 to 25 years and 56.8% are female, with family income of one to three minimum wages predominating (47.7%), with the majority living with colleagues (52.3%). Most (81.8%) were not from Lavras-MG. Regarding nutritional status, the eutrophic state was predominant (61.4%). The T1 analysis revealed significant improvement in Intervention Group compared with Control for: availability and accessibility index of fruits and vegetables; culinary attitude; self-efficacy in the use of basic culinary techniques; self-efficacy in the use of fruits, vegetables and spices; self-efficacy in fruit and vegetable consumption and increased knowledge of basic cooking terms and techniques. Only the ‘availability and accessibility of fruits and vegetables’ indicator showed no significant improvement in T1. The results suggest that culinary intervention is an effective tool for the development of culinary skills and the promotion of healthy eating among university students. Concluding, culinary workshops can become a model of food and nutrition intervention to be worked out among the university public and general population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectEducação alimentarpt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectHealthy eatingpt_BR
dc.subjectFood and nutrition educationpt_BR
dc.titleIdentificação e promoção do desenvolvimento de habilidades culinárias em universitáriospt_BR
dc.title.alternativeIdentification and promotion of the development of culinary skills in universitypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Natividade, Mariana Mirelle Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Michel Cardoso de Angelis-
dc.contributor.referee1Bissoli, Marcos Coelho-
dc.contributor.referee2Toloni, Maysa Helena de Aguiar-
dc.description.resumoA alimentação dos estudantes universitários sofre mudanças desde o ingresso na universidade, sendo observada uma maior tendência em adotar uma alimentação inadequada, marcada pelo consumo de alimentos ultraprocessados e realização de refeições com menos regularidade. Diante disso, como estratégia de promoção à alimentação saudável o Guia Alimentar para a População Brasileira propõe o desenvolvimento das habilidades culinárias como instrumento capaz de promover práticas alimentares saudáveis. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar e promover as habilidades culinárias para promoção de práticas alimentares saudáveis, bem como avaliar as oficinas culinárias como modelo de educação alimentar e nutricional. Foi utilizada uma amostra de 88 estudantes, com 44 em cada Grupo. Estes foram divididos em Grupo Controle (Sem Intervenção) e Grupo Intervenção (Submetido à realização de oficinas culinárias práticas e palestras) ambos matriculados no primeiro, segundo ou terceiro período de cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras. A pesquisa foi realizada em três etapas: 1ª etapa: autopreenchimento online de questionários; 2ª etapa: realização de atividades de intervenção em educação alimentar e nutricional (cinco oficinas culinárias com duração de 3 horas cada) com o Grupo Intervenção, e reaplicação dos questionários para ambos os grupos; 3ª Etapa: ocorreu 4 meses após o encerramento da 2ª etapa e consistiu na reaplicação dos questionários. A avaliação ocorreu antes da intervenção (T0), após (T1), e 4 meses após a intervenção (T2). Do total de estudantes da pesquisa, 96,6% pertencem à faixa etária de 18 a 25 anos e 59,1% são do sexo feminino, predominando a renda familiar de um a três salários mínimos (41,9%), com a maioria morando com colegas (41,4%). A maior parte (76,2%) não era originária de Lavras-MG. Em relação ao estado nutricional, foi predominante o estado de eutrofia (61,4%). Na avaliação do T1 houve melhora significativa no Grupo Intervenção comparado ao Grupo Controle para: atitude culinária; autoeficácia na utilização de frutas, vegetais e temperos; autoeficácia no consumo de frutas e vegetais; autoeficácia na utilização de técnicas culinárias básicas; conhecimento sobre termos e técnicas básicas de culinária bem como melhoria na qualidade da alimentação. Apenas o indicador ‘disponibilidade e acessibilidade de frutas e vegetais’ não apresentou melhora significativa no T1. Para a avaliação do T2, os indicadores de autoeficácia foram os que mantiveram a melhoria. Os resultados sugerem que a intervenção culinária é um instrumento eficaz para o desenvolvimento das habilidades culinárias e promoção da alimentação saudável entre estudantes universitários. Com isso, as oficinas culinárias podem se tornar um modelo de intervenção alimentar e nutricional a ser trabalhado entre o público universitário e a população em geral.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Nutriçãopt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474998544165335pt_BR
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