Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43547
metadata.artigo.dc.title: Types of system cuttings and enviromenmts on the growth of coffeestem shoots
metadata.artigo.dc.title.alternative: Efeitos de tipos de estacas caulinares e do ambiente sobre o crescimento de mudas de café
metadata.artigo.dc.creator: Rezende, Tiago Teruel
Baliza, Danielle Pereira
Oliveira, Diego Humberto de
Carvalho, Samuel Pereira de
Ávila, Fabrício William
Passos, Alexandre Martins Abdão dos
Guimarães, Rubens José
metadata.artigo.dc.subject: Coffea arabica L.
Vegetative propagation
Coffee plants - Clones
Propagação vegetativa
Cafeeiro - Clones
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Ciências Agrárias
metadata.artigo.dc.date.issued: Oct-2010
metadata.artigo.dc.identifier.citation: REZENDE, T. T. et al. Types of system cuttings and enviromenmts on the growth of coffeestem shoots. Scientia Agraria, Curitiba, v. 11, n. 5, p. 387-391, Sept./Oct. 2010. DOI: 10.5380/rsa.v11i5.20225.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Buscando a adequação de uma metodologia para produção de mudas de Coffea arabica L. via propagação vegetativa, objetivou-se avaliar neste trabalho o efeito de diferentes tipos de estacas caulinares utilizadas para a formação de mudas de café arábica. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, disposto em esquema fatorial 3 x 2, correspondentes a três tipos de segmentos (herbáceos, semilenhosos e lenhosos) e dois ambientes (telado de sombrite e casa de vegetação). O experimento foi conduzido por 90 dias. No encerramento foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta, número de nós, número de pares de folhas, comprimento da raiz principal e a matéria seca da planta. Através dos resultados observa-se que a estaca semilenhosa apresentou a maior média para comprimento da raiz principal, diferindo significativamente dos outros segmentos. Para matéria seca da planta, as estacas semilenhosa e lenhosa não diferiram entre si significativamente, mas foram superiores as herbáceas. O telado de sombrite destacou-se como o melhor local para condução dessas mudas.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Buscando a adequação de uma metodologia para produção de mudas de Coffea arabica L. via propagação vegetativa, objetivou-se avaliar neste trabalho o efeito de diferentes tipos de estacas caulinares utilizadas para a formação de mudas de café arábica. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, disposto em esquema fatorial 3 x 2, correspondentes a três tipos de segmentos (herbáceos, semilenhosos e lenhosos) e dois ambientes (telado de sombrite e casa de vegetação). O experimento foi conduzido por 90 dias. No encerramento foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta, número de nós, número de pares de folhas, comprimento da raiz principal e a matéria seca da planta. Através dos resultados observa-se que a estaca semilenhosa apresentou a maior média para comprimento da raiz principal, diferindo significativamente dos outros segmentos. Para matéria seca da planta, as estacas semilenhosa e lenhosa não diferiram entre si significativamente, mas foram superiores as herbáceas. O telado de sombrite destacou-se como o melhor local para condução dessas mudas.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://revistas.ufpr.br/agraria/article/view/20225
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43547
metadata.artigo.dc.language: en_US
Appears in Collections:DAG - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.