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dc.creatorCosta, Daniela Aparecida de Melo-
dc.date.accessioned2020-10-29T16:56:01Z-
dc.date.available2020-10-29T16:56:01Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.date.submitted2020-08-27-
dc.identifier.citationCOSTA, D. A. de M. A precarização do trabalho docente no contexto da reestruturação produtiva do capitalismo flexível: uma autorreflexão crítica da semiformação. 2020. 102 p. Dissertação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/43589-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of critical theory on the dynamics of work and the formation of workers in capitalism on proletarian subjectivity, to identify the possible implications for the configuration of teaching work. To this end, this study investigates the process of developing teaching work in the context of the productive restructuring of flexible capitalism and draws some reflections on the consequences of precarious work in the lives of teachers. In proposing this study, we sought to understand the reorganization of teaching work and how the impacts of this system have affected the work of these education professionals. In this way, this work is part of the effort to understand the recent transformations of teaching work inserted in the reorganization of the capitalist mode of production that have marked the current Brazilian political context by the neoliberal ideology. In view of this scenario, we seek to think about the implications of capitalism that aim to frame the teacher's performance within the principles that govern the market economy, in order to understand more specifically the so-called precariousness of teaching work. The question that drives this research is the following: how has the work dynamics affected proletarian subjectivity and what are the specific implications of this dynamics for teaching work? For this, theoretical research was used to better delineate the problem in texts that help to understand the changes in the teacher's work in flexible capitalism. From a general perspective of the work, we sought to present first the brief development of the educational process, both in the general context and in the Brazilian context; secondly, it was based on the understanding of labor relations within the flexible capitalist mode of production; and, subsequently, based on these relationships, we tried to think about the teaching work and its specificities within this context. Finally, the condition of teaching work within the current context of flexible capitalism was related to the postulates of Adorno (2010); Lukács (2003); Pucci, (2018); Zamora (2018) and Antunes; Praun (2015). As a result, we understand that the teachers' semi-training process due to the imposition of objective bureaucratic forces is corroborating the process of subjectivizing teaching work, further intensifying and precarizing their work. This research is expected to bring contributions to the scientific field to understand some of the factors that lead many teachers to deep stages of professional exhaustion and illness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectCapitalismo flexívelpt_BR
dc.subjectFormação culturalpt_BR
dc.subjectSemiformaçãopt_BR
dc.subjectDesgaste profissionalpt_BR
dc.titleA precarização do trabalho docente no contexto da reestruturação produtiva do capitalismo flexível: uma autorreflexão crítica da semiformaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe preacarization of teaching work in the context of the productive restructuring of flexible capitalism: a critical self-reflection of semiformationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Márcio Norberto-
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee2Martins, André Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da teoria crítica sobre a dinâmica do trabalho e a formação do trabalhador no capitalismo sobre a subjetividade proletária, para identificar as possíveis implicações para a configuração do trabalho docente. Para isso, este estudo investiga o processo de desenvolvimento do trabalho docente no contexto da reestruturação produtiva do capitalismo flexível e extrai algumas reflexões sobre as consequências da precarização do trabalho na vida dos professores. Ao propor este estudo buscou-se compreender a reorganização do trabalho docente e como os impactos desse sistema têm afetado o trabalho desses profissionais da educação. Desse modo, este trabalho parte do esforço de compreender as recentes transformações do trabalho docente inserida na reorganização do modo de produção capitalista que têm marcado o atual contexto político brasileiro pela ideologia neoliberal. Diante desse cenário, procura-se pensar as implicações do capitalismo que visam enquadrar a atuação do professor dentro dos princípios que regem a economia de mercado, na intenção de compreender mais especificamente a chamada precarização do trabalho docente. A questão que move esta pesquisa é a seguinte: como a dinâmica de trabalho tem afetado a subjetividade proletária e quais as implicações específicas dessa dinâmica para o trabalho docente? Para tanto, utilizou-se da pesquisa teórica para delinear melhor o problema em textos que ajudam a entender as modificações do trabalho do professor no capitalismo flexível. Sob uma ótica geral do trabalho, buscouse apresentar primeiramente o breve desenvolvimento do processo educacional, tanto no contexto geral quanto no brasileiro; num segundo momento pautou-se na compreensão das relações de trabalho dentro do modo de produção capitalista flexível; e, posteriormente, a partir dessas relações, buscou-se pensar o trabalho docente e suas especificidades dentro desse contexto. Por fim, relacionou-se a condição do trabalho docente dentro do atual contexto do capitalismo flexível aos postulados de Adorno (2010); Lukács (2003); Pucci, (2018); Zamora (2018) e Antunes; Praun (2015). Como resultado entendemos que o processo de semiformação dos professores devido à imposição das forças burocráticas objetivas está corroborando para o processo de subjetivação do trabalho docente, intensificando e precarizando ainda mais o seu trabalho. Espera-se com essa pesquisa trazer contribuições ao campo científico para compreender alguns dos fatores que levam muitos docentes a estágios profundos de desgaste profissional e adoecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0404285583313286pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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