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Título: Por uma pedagogia do olhar: o cinema brasileiro como possibilidade estética na formação inicial de professores
Autor : Botelho, Marina Alvarenga
Primeiro orientador: Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Barbosa, Vanderlei
Oliveira, Cláudio Márcio
Ribeiro, Cláudia Maria
Área de concentração: Gênero e Diversidades na Educação
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Educação estética
Formação de professores
Brazilian cinema
Aesthetic education
Teacher education
Data da publicação: 2014
Referência: BOTELHO, M. A. Por uma pedagogia do olhar: o cinema brasileiro como possibilidade estética na formação inicial de professores. 2014. 214 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: A presente investigação buscou verificar empiricamente a possibilidade de uso do cinema brasileiro como elemento formativo na constituição de uma educação estética e sensível na formação inicial de professores. Para tanto, propôs uma intervenção técnica especializada no tocante ao cinema utilizando-se das metodologias Oficina e Grupo Focal para coletar dados (narrativas) por meio de filmagem ao longo dessas seções de formação. Os alunos envolvidos foram os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Concluímos que o cinema é, quase sempre, utilizado nas escolas como uma metodologia para o ensino de algum conteúdo formal. Consideramos, também, que praticamente não há um trabalho específico sobre uma educação para o cinema como texto cultural que desenvolve percepção estética e sensibilidade nos processos formativos das licenciaturas desta Universidade.
This study aimed to empirically verify the possibility of using of Brazilian cinema as a formative element in the constitution of an aesthetic and sensitive education in initial teacher education. To this end, it was proposed a specialized technical assistance regarding the film using the methodologies Workshop and Focus Group to collect data (narratives) by shooting along these educational sections. The students involved were fellows of the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship - PIBID the Federal University of Lavras - UFLA. We conclude that the film is almost always used at school as a methodology for teaching some formal content. We also consider that there are virtually no specific work on an education for the cinema as a cultural text that develops aesthetic awareness and sensitivity in the formative processes of the degrees of this University.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e Diversidades na Educação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4424
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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