Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4484

Título: Comportamento hidráulico de gotejadores pressurizados por carneiro hidráulico
Autor(es): Dardot, Jean-Paul
Orientador: Lima, Luíz Antônio
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Alvarenga, Carlos Alberto
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Gotejadores pressurizados
Carneiro hidráulico
Irrigação
Elevação de fluidos
Data de Defesa: 31-Ago-2012
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: DARDOT, J. P. Comportamento hidráulico de gotejadores pressurizados por carneiro hidráulico. 2012. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: A limitação da disponibilidade de água doce em condições adequadas para o consumo humano tem estimulado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para otimizar o consumo de água nas indústrias, na agricultura e nos centros urbanos, prevenindo o desperdício e a contaminação dos ambientes hídricos. Análogo aos esforços para conservação dos recursos hídricos, a limitação da disponibilidade dos recursos naturais utilizados para geração de energia, tem estimulado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem o uso de fontes renováveis para geração de energia, prevenindo a escassez de recursos naturais e a degradação ambiental. Este estudo apresenta os resultados alcançados com a utilização de um equipamento mecânico de bombeamento de água, para pressurizar um sistema de irrigação que promove a economia do uso de água. Assim, foi avaliado o comportamento hidráulico de um tubogotejador não compensado, quando pressurizado por um carneiro hidráulico construído com materiais alternativos de baixo custo. O sistema foi instalado no Laboratório de Hidráulica da Universidade Federal de Lavras – UFLA – para avaliação da possibilidade de uso do carneiro hidráulico na pressurização do tubogotejador, a partir da análise da vazão e pressão proporcionadas pelo equipamento de bombeamento de fluidos. Foi avaliada também a uniformidade do sistema de gotejamento tendo em vista os pulsos produzidos pelo carneiro hidráulico e a consequente oscilação da pressão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4484
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Comportamento hidráulico de gotejadores pressurizados por carneiro hidráulico1,11 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback