Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4513

Título: Estudo da percepção de alunos de uma escola pública de ensino fundamental sobre o uso racional de energia elétrica e suas formas alternativas
Autor(es): Nativo, Matheus de Oliveira
Orientador: Tavares, Gilmar
Membro da banca: Silveira, Melissa Guimarães
Santos, Luciano Mendes dos
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Educação ambiental
Consumo racional
Data de Defesa: 27-Fev-2014
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: NATIVO, M. O. Estudo da percepção de alunos de uma escola pública de ensino fundamental sobre o uso racional de energia elétrica e suas formas alternativas. 2014. 36 p. Monografia (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de Educação Ambiental através de um instrumento de didática simples e direta, que auxiliasse no uso racional de energia elétrica e que mostrasse as formas alternativas de energia. Foi escolhida uma escola da rede pública de ensino fundamental, a Escola Municipal Professor João Batista Rodart, localizada na cidade de Pains – Minas Gerais. Foi elaborado e aplicado um questionário sobre consumo racional de energia, formas alternativas de energia, crise energética, alterações climáticas. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa todos os 90 alunos pertencentes às 4 turmas de 5ª série, com faixa etária que varia de 9 a 12 anos. Os resultados mostraram que somente o conhecimento repassado através da grade curricular não é suficiente para os alunos terem uma noção básica sobre os temas trabalhados no questionário. São necessários mais materiais específicos sobre o assunto e treinamento para os professores.
Informações adicionais: Monografia apresentada a Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formas Alternativas de Energia, para a obtenção do título de Especialista em Formas Alternativas de Energia
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4513
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Estudo da percepção de alunos de uma escola pública de ensino fundamental sobre o uso racional de energia elétrica e suas formas alternativas.pdf2,15 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback