Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4523

Título: Construção de uma bomba d’água, acionada por roda d’água, construídas com materiais alternativos
Autor(es): Santos, Romulo Matos dos
Orientador: Lima, Luíz Antônio
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Mendes dos Santos, Luciano
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Recalque
Roda d'água
Vazão
Data de Defesa: 10-Abr-2011
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: SANTOS, R. M. dos. Construção de uma bomba d’água, acionada por roda d’água, construídas com materiais alternativos. 2011. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: No último século, a engenharia hidráulica evoluiu muito na construção de projetos cada vez mais complexos, porém, em algumas situações o custo de um sistema para bombeamento de água torna-se inviável para a população de baixa renda. Com isso, observou-se a importância do desenvolvimento de uma bomba de água acionada por roda d’água, leve, barata e adaptável em inúmeras situações. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um sistema de bomba roda d’água que tenha baixo custo e seja de fácil montagem, instalação e manuseio. A bomba foi construída com conexões de PVC e a roda d’água com pneu e tábua, dois troncos de madeira para fixar o sistema. A avaliação da bomba com a roda d’água foi realizada variando o recalque em 10, 20, 30 e 40 metros de altura, com vazão de alimentação da roda d’água de 7,2 l.s-¹, os resultados obtidos mostraram-se coerentes com o esperado, em que a maior vazão foi conseguida com a menor altura de recalque (10 metros).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4523
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Construção de uma bomba d’água, acionada por roda d’água, construídas com materiais alternativos763,03 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback