Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEG - Departamento de Engenharia >
DEG - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4524

Título: Novas perspectivas para a energia solar no Brasil
Autor(es): Niedhardt, José Tomas
Orientador: Alvarenga, Carlos Alberto
Membro da banca: Tavares, Gilmar
Teixeira, Vítor Hugo
Área de concentração: Formas Alternativas de Energia
Assunto: Aquecimento
Energia solar
Energia termossolar
Energia fotovoltaica
Data de Defesa: 11-Mar-2009
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: NIEDHARDT, J. T. Novas perspectivas para a energia solar no Brasil. 2009. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Tecnologias solares utilizando os raios luminosos do sol têm atraído, há milênios, a atenção e interesse para a utilização racional, inicialmente visando o calor para secagem de grãos, e várias aplicações semelhantes na agricultura e pecuária, como na extração de sal por evaporação. Apresentam-se sistemas de baixo custo, como o Aquecimento Solar de Baixo Custo (ASBC), de uso popular. A outra área, além da “Termossolar”, tem-se a “energia solar fotovoltaica”, que se destina à produção de energia elétrica, através dos fótons incidentes, com aplicação na iluminação, na alimentação de equipamentos médicos, telecomunicações, informática, elementos móveis terrestres, marítimos e aéreos. Novidades são focalizadas, com tecnologia emergente, prometendo baixo custo, eficiência e flexibilidade na utilização, diante das situações vivenciadas nos dias atuais, diante da crescente agressão ao meio ambiente, assim como nas limitações dos recursos disponíveis em extinção, como os fósseis e outros meios poluidores. Enfatiza-se, outrossim, a possibilidade de economia da energia elétrica, visto que 10% de todo o consumo, no país, é gasto na utilização de aproximadamente 50 milhões de chuveiros de uso diário. Aqui, a forma de Energia Termossolar interage no controle da energia elétrica de consumo, além da energia fotovoltaica que abastece o usuário, possibilitando a venda de energia excedente às concessionárias convencionais. A razão de optarmos pelas duas áreas é, de certo modo, o interesse nessa interação, com vista ao produto final: economia com qualidade de vida!
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4524
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TCC_Novas perspectivas para a energia solar no Brasil8,57 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback